+55 (11) 3053-5566

PortuguêsEnglishEspañol

+55 (11) 3053-5566

PortuguêsEnglishEspañol

Assessoria contábil: 7 motivos para contratar uma para sua empresa

19

ago

Assessoria contábil: 7 motivos para contratar uma para sua empresa

Ter a própria empresa é o desejo de muitas pessoas, contudo, devido às grandes questões burocráticas e leis rigorosas no Brasil, isso acaba se tornando um grande desafio. Para que esse sonho seja realizado, contar com uma assessoria contábil é essencial.

Cuidar das questões contábeis, financeiras e operacionais do negócio não é nada fácil e recorrer a esse serviço é a chave para garantir que a companhia funcione de maneira saudável e regular graças às suas vantagens, como: auxílio na abertura de forma correta, realização dos trâmites necessários, análise de indicadores e demais fatores imprescindíveis para o sucesso esperado.

Quer entender melhor como funciona a assessoria contábil e descobrir os seus benefícios para a empresa? Continue a leitura!

Como a assessoria contábil pode ajudar na estruturação da abertura de uma empresa?

Quando se abre uma empresa, existe um pensamento sobre a atividade que será desenvolvida. É importante conversar com um contador para que ele possa entender qual é a forma de constituição do empreendimento, já que existem diversos tipos, por exemplo, sociedade anônima, limitada, EIRELI, entre outras. Isso é a maneira de instituição do negócio, muito ajudada pelo profissional contábil.

Além disso, é necessário imaginar o melhor modo de recolhimento de impostos pela empresa, pois existem alguns sistemas dentre os quais um deve ser escolhido, são eles: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. A assessoria contábil é quem vai entender qual o melhor regime diante do que é planejado pelo empreendedor.

No início, essas duas questões são muito importantes: a forma de constituição e o regime de tributação.

Por que uma empresa precisa de uma assessoria contábil?

A assessoria contábil realiza uma consultoria para auxiliar nas definições e, após, é fundamental para a parte de obrigatoriedade que a empresa precisa seguir depois de constituída. Quando obtém o CNPJ, é obrigatório informar vários dados para o governo, tanto no âmbito federal, quanto no estadual ou municipal.

Essas informações são prestadas pelo contador por meio de declarações entregues via procuração eletrônica fornecidas pelo dono da empresa.

Quais são as vantagens da sua contratação?

O principal motivo é que uma assessoria contábil tem experiência com muitos tipos de empresa e, quando analisa uma companhia cliente, consegue entender onde ela se enquadra melhor em razão da sua vivência e conhecimento técnico.

Isso é muito importante para o momento de tomada de decisões associadas à organização da parte contábil. Além disso, ela traz diversos outros benefícios. Conheça os principais a seguir.

1. Auxilia na abertura da empresa

Uma das fases mais importantes do negócio é a da sua criação. Por isso, a contratação de uma assessoria contábil nesse momento é imprescindível para o sucesso da empresa. Ela vai atuar na elaboração do contrato social bem como na preparação de toda documentação exigida para a legalização da empresa.

Além de tornar todo o processo mais rápido, esse serviço especializado gera segurança nas escolhas, já que conta com os serviços de profissionais qualificados na área, fazendo com que a instituição economize tempo e dinheiro.

2. Elabora o planejamento tributário

Caso o negócio já esteja aberto, a contratação de uma assessoria poder ser usada para avaliar se o regime tributário está adequado ou se há outras alternativas que tragam economias de acordo com a atividade exercida.

Por meio desses serviços, também é possível observar as frequentes mudanças na norma, bem como o uso correto de alíquotas, a realização e entrega de obrigações acessórias e demais tarefas. Assim, evitam-se penalidades como multas e juros para a empresa.

3. Enquadra corretamente os registros contábeis

Essa adequação se refere não só às questões fiscais, mas também aos registros contábeis. Além de lançamentos corretos, a empresa terá tempestividade nas informações, isso quer dizer que estarão sempre em dia e poderão ser utilizadas para o processo de tomada de decisão.

4. Fundamenta a tomada de decisão

O processo de tomada de decisão é outro fator bastante simplificado, tendo em vista que os contadores poderão ajudar na compreensão e interpretação das demonstrações contábeis e dados referentes à organização.

Os dados contábeis poderão ser editados conforme as necessidades do negócio, completando diferentes carências por setor ou de acordo com a preferência de cada gestor.

5. Melhora os processos de gestão

Uma assessoria contábil eficiente também desenvolve um papel primordial no processo de gestão. O administrador passa a ter acesso a dados diferenciados e pode contar com o auxílio desses profissionais para entender tais informações.

A partir disso, é viável implementar o uso de ferramentas importantes, por exemplo, o fluxo de caixa. Desse modo, o administrador passa a conhecer melhor o funcionamento de entradas e saídas que, alinhado às demonstrações contábeis, poderá mostrar diferentes pontos de vista da instituição.

Além disso, é possível exibir o impacto das despesas no resultado e avaliar como está sua evolução. Assim, o gestor pode pensar na possibilidade de substituição, redução ou corte de gastos se necessário.

6. Fornece atualização constante

Tanto as questões tributárias como as trabalhistas têm passado por várias alterações nos últimos anos, exigindo muita atenção ao que diz respeito às informações empresariais. Por meio da assessoria contábil, é possível ter atualizações constantes e que estarão sempre em conformidade com as normas mais recentes, o que é fundamental para evitar eventuais problemas com o Fisco e órgãos de fiscalização.

7. Garante uma situação cadastral correta

Ter todas as inscrições nos órgãos públicos regulares pode parecer trivial, mas é essencial para o bom funcionamento da empresa. Entre elas, estão: validação do CNPJ, inscrição municipal e estadual, regularidade cadastral na previdência social etc.

Quais critérios devem ser avaliados ao escolher uma assessoria contábil?

Entre os principais critérios a serem observados, estão:

  • reputação da empresa, se já é estabelecida e bem-vista no mercado;
  • avaliação de outros clientes que podem referenciar o serviço;
  • estrutura;
  • preparação quanto às inovações e tendências da área contábil;
  • ferramentas e softwares utilizados;
  • atualização quanto a tudo o que acontece em torno de inovação, inteligência artificial e demais tecnologias, entre outros.

Como saber o momento de contratar uma assessoria contábil?

O ideal é que a assessoria contábil seja contratada desde a abertura da empresa. Ao contratá-la, a finalidade é usar apenas quando precisar. Teoricamente, acaba sendo mais barato do que ter um funcionário CLT para fazer um serviço que não precisa de 180 h horas no mês.

Ou seja, além do conhecimento técnico, a assessoria contábil também oferece vantagens sob o ponto de vista financeiro. E, por ter vários cases, há maior evolução nas formas de dar opções ao cliente.

Você acabou de entender a importância da assessoria contábil para qualquer tipo de empresa independentemente do seu porte — tanto para aquelas que vão abrir quanto para as que já exercem suas atividades há mais tempo. Então, não espere mais para contratar esse serviço e garantir eficiência, qualidade e o crescimento sustentável do seu negócio.

Quer aprimorar a gestão da sua empresa e conquistar resultados incríveis? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Compartilhe: