+55 (11) 3053-5566

Cálculo de impostos: 4 consequências ao fazê-lo errado na sua empresa!

23

abr

Cálculo de impostos: 4 consequências ao fazê-lo errado na sua empresa!

Fazer os cálculos de impostos corretamente é essencial para qualquer empresa, tendo em vista que qualquer erro pode gerar dor de cabeça e prejuízos para o negócio. Por ser uma tarefa desafiadora para vários empresários e gestores, contar com o auxílio de um profissional qualificado é imprescindível para evitar que possíveis falhas aconteçam.

Uma empresa contábil experiente e de confiança pode ajudar bastante nesse processo, já que se encarregará de realizar esses cálculos de forma adequada, dentro dos requisitos impostos pela legislação, uma vez que entende de todos os pontos relativos à base de cálculo, recolhimento e demais questões que precisam ser observadas.

Pensando nisso, elaboramos este post para mostrar quais são as principais consequências que os erros nos cálculos dos impostos podem causar e como uma contabilidade terceirizada pode colaborar nessa atividade. Confira!

O que pode acontecer se os cálculos de impostos forem realizados incorretamente?

Cometer um erro ao realizar esses cálculos pode ser muito prejudicial ao negócio. Entenda os motivos a seguir.

1. Perda ou apropriação de créditos tributários

O crédito tributário se trata do valor que é pago pelo contribuinte com cumprimento de uma obrigação tributária. Já a recuperação do crédito tributário é um ato que engloba a pesquisa e o resgate dos créditos tributários que foram acumulados ou pagos indevidamente pela companhia.

Sem o cálculo correto dos impostos, torna-se impossível identificar os créditos que podem ser recuperados, gerando um prejuízo considerável para a organização.

2. Redução das linhas de crédito

Pelo fato das instituições financeiras analisarem o histórico de inadimplências e pendencias fiscais, caso os impostos não estejam sendo pagos adequadamente, dificilmente a empresa conseguirá novas linhas de crédito ou terá melhores condições de financiamento.

3. Multas e processos judiciais

O pagamento indevido dos tributos incide em multas, cujo valor vai depender de cada tipo de imposto. Há também cobrança de juros, que varia de acordo com a taxa Selic, tornando o montante bem mais elevado no final. Além disso, o Fisco poderá entender tais atos como fraude e sonegação.

Os fiscais aplicarão multas e iniciarão as execuções fiscais, sendo preciso contar com um advogado. Isso vai gerar despesas que poderiam ser evitadas com o cálculo certo dos impostos.

4. Impossibilidade de participar de licitações públicas

Companhias que possuem pendências tributárias estão impedidas de participar de licitações públicas. Isso é uma restrição relevante, tendo em vista que as licitações são ótimas chances de negócio.

Quais são as vantagens de contratar um serviço contábil?

Contar com o auxílio de um serviço contábil eficiente é muito vantajoso para a empresa. Entenda!

Elaborar um planejamento tributário

A escolha errada do regime tributário ou a aplicação de multas geram problemas graves para a organização, podendo, inclusive, levá-la à falência. Para evitar que isso ocorra, você pode contar com uma empresa contábil atualizada e preparada para orientá-lo constantemente sobre questões tributárias e fiscais, inclusive nos cálculos dos impostos.

Oferecer um suporte contábil especializado

O contador é o profissional adequado para instruir sobre a execução correta de todas as obrigações fiscais e tributárias da empresa. Além disso, ele é o responsável por emitir vários relatórios precisos que possibilitam uma visão ampla de todos os registros do negócio. Dessa forma, as tomadas de decisão podem se tornar mais acertadas e ágeis, considerando que todos os dados estarão centralizados.

Quando a contabilidade é bem executada, as obrigações que devem ser cumpridas perante o Fisco estarão em dia, mantendo a regularidade do negócio e aumentando as possibilidades de crescimento e desenvolvimento na sua área de atuação, já que a forma como as atividades contábeis são realizadas influencia diretamente os aspectos financeiros, administrativos, entre outros.

Cuidar da manutenção dos documentos eletrônicos

Quando as questões contábeis, fiscais e tributárias são delegadas para uma empresa de contabilidade, você adquire a segurança de que arquivos eletrônicos com o histórico da companhia, apurações fiscais, escriturações contábeis e demais documentos estão bem protegidos e em local seguro. Essa é uma responsabilidade do contador com seu cliente.

Propiciar economia de tempo e dinheiro

Montar um setor contábil dentro da própria empresa representa um alto custo que, na maioria dos casos, pode ser inviável, considerando o orçamento do negócio. No entanto, as obrigações fiscais e tributárias não deixam de ser exigidas por esse motivo.

Dessa forma, além dos benefícios expostos neste conteúdo, ao contratar uma empresa de contabilidade você evita usar um capital elevado com a contratação de colaboradores e com a internalização de todas essas rotinas dentro da companhia.

Como o serviço contábil da J. F. Granja pode ajudar nesse processo?

Nossa empresa tem um roteiro para pegar a informação do cliente e realizar uma análise com base nas atualizações que acontecem com frequência na lei. Ao longo do mês, vamos recebendo os dados e averiguamos como fazer o cálculo do imposto. No fechamento mensal, uma auditoria sobre os valores é feita como forma de nos certificarmos de que estamos mandando as guias de recolhimento corretas para os clientes.

Tudo é alinhado com o que está ocorrendo na empresa e é necessário que os responsáveis repassem informações sobre tudo o que está sendo feito na organização, como forma de evitar falhas por falta de comunicação.

Os clientes buscam o auxílio da nossa empresa para adquirirem a segurança que um especialista pode oferecer, garantindo a eficácia do trabalho realizado e a redução do retrabalho.

Por esse motivo, caso o cliente não recorra a uma empresa de contabilidade no primeiro momento, é bem provável que ele perca tempo e dinheiro. Isso porque vai precisar gastar com o pagamento de juros e multas por ter realizado a tarefa incorretamente, além do tempo gasto para corrigir os erros, considerando que é um trabalho burocrático para ser refeito, o que gerará um custo administrativo alto.

Como pode perceber, fazer os cálculos de impostos corretamente é fundamental para evitar problemas com o Fisco, o que pode levar até mesmo ao fechamento do negócio. Contar com uma empresa de contabilidade especializada e experiente no mercado pode ajudar você nessa tarefa, garantindo resultados positivos essenciais para o crescimento sustentável da empresa.

Quer aprimorar a qualidade das tarefas contábeis executadas por sua companhia? Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudá-lo!

Compartilhe: