+55 (11) 3053-5566

Compreenda os benefícios da terceirização de serviços contábeis

18

abr

Compreenda os benefícios da terceirização de serviços contábeis

A terceirização de serviços contábeis é uma estratégia que pode ser adotada por pequenas, médias e grandes empresas. Ela permite a redução de custos e propicia que as demandas burocráticas sejam executadas com rapidez e eficiência.

Talvez você esteja se perguntando por que terceirizar serviços se é possível contratar funcionários. A resposta para essa e outras questões são encontradas neste post! Acompanhe!

O que a terceirização de serviços contábeis pode oferecer para as empresas?

Essa é uma estratégia que permite que a corporação repasse para terceiros a execução das obrigações fiscais e contábeis da empresa. Com isso, o diretor financeiro consegue concentrar seus esforços em outras questões relevantes para a companhia.

Sendo assim, o escritório contábil assume a responsabilidade de cumprir os prazos e a legislação. A terceirização também contribui para a criação de relatórios e balanços contábeis, permitindo que o diretor ou controller possa se concentrar nas atividades estratégias da corporação.

A terceirização de serviços contábeis ainda permite a redução de custos para a companhia, visto que ela não precisa contratar uma equipe especializada para cuidar de assuntos como folha de pagamento e impostos. Essa função é repassada para  um escritório contábil com expertise na área.

Imagine a seguinte situação: a companhia quer abrir uma filial em outro estado. Para tanto, será necessário verificar as normas e prazos do local, procedimentos burocráticos que precisam ser adotados, entre outros. E o diretor financeiro tem um prazo curto para fazer os reportes. Como ele poderá verificar todas essas informações? A terceirização de serviços contábeis auxilia em casos do dia a dia e em particularidades como essa.

Quais são as vantagens da terceirização para um CFO ou controller?

O CFO terá mais tranquilidade e tempo para se concentrar nos relatórios gerenciais e financeiros. Ele também terá um interlocutor com experiência para auxiliá-lo no gerenciamento de resultados da companhia e análise dos dados que refletem a lucratividade do negócio. Conheça mais benefícios:

Acompanhamento da legislação

O diretor financeiro não precisará se preocupar com as mudanças da legislação referentes às normas trabalhistas. O escritório de contabilidade será responsável por compreender essas alterações e fornecer as devidas orientações. A terceirizada também fará todos os cálculos sobre a folha de pagamento e os registros necessários. Como consequência, a companhia ficará mais protegida em relação às ações trabalhistas.

O escritório contábil também é responsável por acompanhar as mudanças tributárias e contábeis, orientando a empresa. Por exemplo: um assunto que está em foco recentemente é a adoção das companhias ao eSocial. Nesse caso, a terceirizada precisa acompanhar essa proposta e auxiliar a companhia em todos os processos.

Disponibilidade da equipe

A terceirização de serviços contábeis permite que o CFO ou o controller tenha sempre uma equipe especialista de prontidão para auxiliar em possíveis dúvidas ou problemas que possam surgir.

Essa é uma grande vantagem em relação à contratação de profissionais dentro da empresa, pois quando eles entram em férias o diretor financeiro fica sem suporte em determinada área específica.

Redução de custos

A contratação de um serviço terceirizado é uma opção para as companhias que precisam reduzir ou manter os custos. Por exemplo: uma corporação que possui pouco espaço físico provavelmente precisará locar um novo ambiente para contratar novos funcionários para fazer a gestão contábil e de pessoas. Ademais, será necessário adquirir novos equipamentos e licenças de softwares.

Sendo assim, a terceirização evita esse custo a mais para a empresa, pois os serviços são realizados no escritório contábil. E não haverá todos os encargos trabalhistas, como FGTS e INSS.

Foco na empresa

Com a contratação de serviços terceirizados, o diretor consegue manter sua atenção no negócio. Ele ganha mais tempo para analisar dados, organizar reportes, preparar o budget e traçar estratégias que favoreçam a lucratividade da empresa. Portanto, esse é uma benefício em curto, médio e longo prazo, visto que tempo é dinheiro.

Quais são as diferentes áreas em que uma empresa terceirizada pode atuar?

Como já foi mencionado, a terceirização de serviços contábeis proporciona muitos benefícios para as corporações. Então, que tal conhecer melhor as áreas em que um escritório contábil pode auxiliar a empresa? Veja:

Assistência contábil

A terceirizada pode fornecer serviços completos de contabilidade. Entre eles estão:

  • preparação de balancetes;
  • demonstração de resultados;
  • obrigações acessórias;
  • implantação e controle de ativos;
  • provisão de férias dos funcionários etc.

Tributos

Na área tributária, o serviço externo de contabilidade pode contribuir com a apuração de impostos, escrituração de livros fiscais, planejamento tributário, controle contábil e fiscal, entre outros.

Departamento pessoal

Com as mudanças constantes na legislação trabalhista, as empresas precisam cada vez mais de um suporte especializado na área de recursos humanos. Afinal, é preciso conhecer os direitos e deveres dos trabalhadores e adotar as práticas mais viáveis para a companhia, certo?

A recente mudança sancionada pelo presidente da República, por exemplo, instituiu a possibilidade de dividir as férias dos colaboradores em três períodos: um com, no mínimo, 14 dias e os outros dois não inferiores a cinco dias. Então, como acompanhar tantas mudanças e ainda ter tempo de se preocupar com os resultados financeiros?

Por isso, a terceirização de serviços pode ser uma boa alternativa para ficar em dia com as obrigações e evitar problemas no futuro. Veja as demandas que podem ser adotadas pelo escritório contábil:

  • controle do cartão de ponto;
  • atualização do cadastro dos funcionários;
  • previsão de férias;
  • cálculo da folha de pagamento, admissões e demissões;
  • acompanhamento dos acordos coletivos dos sindicatos etc.

Societário

Um escritório contábil também pode auxiliar a empresa com as questões relacionadas ao funcionamento da companhia. Entre as atividades exercidas estão:

  • estudos para implementação de reestruturação societária;
  • assessoria em fusões;
  • parcelamento de débitos fiscais;
  • registro de capital estrangeiro etc.

Suporte

Outro trabalho complementar que pode ser realizado com a terceirização de serviços é o treinamento e o suporte aos colaboradores. Nesse sentido, a empresa pode receber auxílio em relação ao uso de aplicativos, integração entre sistemas, backup e segurança das informações, entre outros.

Diante desse contexto, é possível perceber que a terceirização de serviços contábeis proporciona economia e competitividade para a companhia.

Este artigo contribuiu para esclarecer as suas dúvidas? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais informações da J.F. Granja sobre contabilidade e negócios!

Compartilhe: