+55 (11) 3053-5566

Como escolher uma contabilidade em São Paulo? Confira nossas dicas

16

abr

Como escolher uma contabilidade em São Paulo? Confira nossas dicas

Para uma empresa crescer de maneira consistente, é importante que o seu setor de contabilidade seja eficiente. No entanto, nem sempre é interessante economicamente ter uma equipe própria de contabilidade. Contratar serviços de uma empresa de contabilidade em São Paulo pode ser algo bastante vantajoso. 

Primeiro, do ponto de vista da burocracia. Essa empresa será responsável por dar andamento às questões burocráticas enquanto que sua empresa foca nas tomadas de decisão. Em segundo lugar, a empresa de contabilidade em São Paulo pode servir de consultor de estratégia para o crescimento da sua empresa.

Mas como escolher a empresa de contabilidade em São Paulo? É sobre esse tema que vamos abordar hoje. Acompanhe este texto e conheça algumas dicas fundamentais para ter sucesso nessa escolha. Confira!

Considere indicações alheias

Antes de contratar contabilidade em São Paulo é fundamental buscar informações e referências sobre a empresa e profissionais que atuam nela. Sendo assim, pesquise quem são os clientes dessa empresa quais opiniões eles têm a respeito dos serviços prestados por ela.

Também busque compreender como é feita a prestação de serviços e a cobrança dos honorários. Ainda é fundamental pesquisar diferentes referências, afinal cada cliente tem um posicionamento específico da sua experiência com os serviços contratados.

Dessa maneira você consegue observar quais são os pontos que serão considerados para a realidade da sua empresa. 

Confirme a situação cadastral do escritório

Uma boa empresa de contabilidade tem seus profissionais contadores devidamente cadastrados. O cadastro é uma maneira de verificar a credibilidade da empresa e também do profissional.

Por exemplo, balancetes e outros documentos são obrigatoriamente assinados pelo contador e esse deve estar devidamente regularizado no seu órgão de classe

Nesse sentido cheque a situação cadastral do profissional e da empresa. Isso pode ser feito por meio do sindicato das empresas de serviços contábeis e também do conselho regional de contabilidade.

Nesses setores é possível verificar a qualidade dos registros técnicos e se a empresa atua com regularidade segundo as normas especificadas para o setor. 

Analise a qualidade dos relatórios enviados

Um detalhe bastante importante na hora de escolher contabilidade em São Paulo é avaliar os serviços contábeis e a qualidade dos relatórios enviados. Por exemplo, contadores da equipe da empresa de contabilidade devem mensalmente receber relatórios contendo informações relevantes sobre a cobrança de tributos e a folha de pagamento.

Nesse sentido, se for observado que os relatórios não são coerentes e claros isso vai prejudicar o andamento do trabalho de gestão da empresa. Portanto, duvide de relatórios confusos que não esclarecem a realidade da empresa. 

Avalie a forma de cobrança

É fundamental deixar claro que um escritório de contabilidade não faz serviço de setor financeiro. Isso quer dizer que ele não é responsável por recolher os impostos de uma empresa.

Levando isso em conta na hora de escolher a contabilidade em São Paulo é preciso ter em mente quais de fato são serviços oferecidos e de que maneira eles são cobrados. 

Ainda é importante avaliar agilidade na prestação de serviços e no atendimento. É preciso ter certeza que a empresa de contabilidade está realmente à disposição para atender a empresa. 

Sobre os honorários, é importante esclarecer que eles não são fixos, ou seja, importante saber quais são as condições de cobrança de cada um deles. A recomendação é não apenas considerar o custo, mas também o benefício. 

Avalie a comunicação do escritório

É importante manter uma boa comunicação com a contabilidade responsável pela organização das finanças da sua empresa. Afinal, a função contábil é bastante importante e não pode ser feita sem uma comunicação constante, detalhada e com conteúdo de qualidade. 

Nesse sentido, é importante verificar se a empresa de contabilidade também faz questão de requerer todas as informações relacionadas às finanças da empresa. Essas informações vão servir de base para gerar relatórios. Para isso o envio das informações deve contar com um bom sistema de comunicação que seja amplo e eficiente. 

Nesse sentido é importante estudar todas as possibilidades junto à empresa de contabilidade em São Paulo. Dessa maneira vai ser possível estabelecer os melhores métodos de comunicação e envio de dados. Afinal, os dados enviados ou compartilhados não são meros e meios, mas, sim, documentos que dizem respeito às finanças de uma atividade comercial. 

Verifique se há segurança dos dados

Abordando ainda o tema sobre comunicação, é importante considerar que o volume de documentos e informações que são trocadas entre a sua empresa e a contabilidade deve ser de maneira segura. Afinal, a empresa não pode estar vulnerável a perda de documentos ou que eles sejam hackeados. 

Nesse sentido, é importante que a contabilidade ofereça um sistema de alta performance que permita o fluxo de informações com qualidade e também segurança.

É recomendável inclusive obter alguma chave de criptografia de informações. Criar formas de segurança nas comunicações é uma maneira de proteger a empresa. 

Contrate para além dos serviços essenciais 

É importante lembrar que uma empresa de contabilidade que de fato é habilidosa e competente, tem tudo para se transformar em uma grande parceira estratégica do seu negócio. 

Infelizmente essa situação nem sempre acontece porque muitos profissionais ou gestores acabam se limitando aos serviços básicos. É preciso ir além. A empresa pode se beneficiar com as sugestões específicas recebidas pela empresa de contabilidade que dissertam sobre a melhoria dos seus processos do negócio. 

Dessa maneira, é preciso fazer uma parceria com uma empresa de contabilidade com caráter estratégico, isto é, não contratar como mero prestador de serviços. 

Não contrate apenas pelo preço

Você pode até achar que está fazendo bom negócio quando encontra um serviço com valor abaixo do mercado. Mas tome cuidado pois serviços de qualidade não custam barato.

Pois para manter ele no seu padrão de qualidade eles precisam ser feitos por profissionais qualificados e com experiência, o que demanda um maior valor agregado. 

Dessa maneira, não defina o preço como principal critério de escolha na hora de contratar a contabilidade. Serviço barato pode ser também um serviço desleixado que pode acabar prejudicando a sua empresa. 

Essas foram algumas informações sobre contabilidade em São Paulo. É importante considerar o serviço oferecidos pela JF Granja. Esta é uma empresa com mais de 50 anos de tradição e oferece serviços que visam facilitar o dia a dia da empresa, mas também oferece uma contabilidade estratégica. 

Quer saber mais sobre os serviços oferecidos pela JF Granja? Entre em contato com a empresa.

Compartilhe: