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Expansão da empresa: 9 boas práticas que você deve considerar

23

nov

Expansão da empresa: 9 boas práticas que você deve considerar

Não há dúvidas que entre os principais objetivos dos empreendedores está a expansão da empresa. No entanto, para que isso aconteça de forma saudável, é importante contar com um planejamento eficaz que vai colaborar para a proteção dos riscos, tomadas de decisões e aproveitamento das melhores chances. O grande problema e que nem todos sabem como planejar tudo adequadamente e, dessa forma, obter um crescimento de sucesso.

Para ajudar nesse processo, elaboramos este conteúdo com 9 dicas incríveis para colocar em prática. Confira!

1. Entenda melhor sobre o modelo de expansão

Existem várias maneiras de expandir a companhia, cada uma com suas especificidades. Por isso, é importante que você as conheça. Entre os principais tipos estão:

  • abertura de novas unidades de negócio;
  • oferecimento de um novo mix de produtos;
  • uso de novos canais de vendas, entre outros.

Ao compreender melhor esses formatos, será necessário definir a estratégia mais efetiva, desenvolver objetivos e metas e, dessa forma, estabelecer os indicadores que são utilizados.

2. Observe o mercado

Ao pensar na expansão da empresa, é essencial observar o mercado e entender os riscos e oportunidades. Assim, fica mais fácil elaborar um plano real, com base nas situações atuais, e que viabilize o aproveitamento das alterações externas em prol do negócio. Entre as principais questões que podem ser avaliadas, podemos citar: perfis e hábitos dos clientes, concorrência, tendências de mercado, fatores econômicos e demais.

3. Realize uma análise interna

Depois de avaliar o mercado, é o momento de olhar para a sua companhia, avaliando números como lucro médio, volume de estoque, estabilidade financeira e estrutura disponível para realizar a expansão.

É primordial que o planejamento inclua os dados financeiros do negócio de maneira minuciosa e detalhadas, tendo em vista que assim será possível encontras as melhores opções para investimentos, setores que necessitam de um maior cuidado e deixar a empresa preparada para o seu crescimento.

Isso porque, todas as mudanças abrangem algumas ameaças, por isso, se manter organizado e controlado financeiramente é o melhor caminhos para evitar situações inesperadas que podem colocar tudo a perder.

4. Conheça os custos da expansão da empresa

Para ampliar a companhia é necessário definir a quantidade de dinheiro necessário. Por isso, o adequado é prever todos os custos relacionados a esse processo, por exemplo, gastos que serão aplicados para a locação do espaço, estoque, contratação de funcionários, aquisição de equipamentos e suas manutenções, compra de matéria-prima, despesas operacionais etc.

5. Mensure e melhore o lucro relacionado às operações

Manter uma boa lucratividade é fundamental para que a empresa funcione de forma saudável e competitiva no mercado. Afinal, sem recursos disponíveis não tem como criar um plano de expansão de sucesso, já que manter as operações da empresa já é difícil.

Para fazer uma análise precisa da lucratividade é necessário considerar alguns indicadores, como solvência, rentabilidade e demais. Além disso, também é preciso tomar algumas medidas, como minimizar os custos, otimizar o preço dos produtos e serviços, entre outras estratégias que entender ser importante. Para conseguir uma boa redução dos custos, eles podem ser separados em:

  • estratégicos: que são aqueles que podem erar novos negócios e aprimorar o desempenho;
  • não estratégicos: aplicados na manutenção da empresa, por exemplo, telefone, água, energia e demais.

Então, observe onde estão os gastos excessivos e desnecessário e veja quais a melhor forma de diminui-los sem impactas nas operações e qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

6. Prepare a equipe para essa nova fase

Qualquer tipo de expansão envolve o time de colaboradores da empresa, considerando que os profissionais são indispensáveis para que tudo aconteça como planejado. Sem eles, é impossível colocar as estratégias em prática.

No entanto, o medo do novo pode causar um certo medo ou incertezas, seja por medo de demissão, de não conseguir corresponder às expectativas e demais ações que fazem parte do processo de reestruturação e crescimento de um negócio.

Então, caso esteja pensando em apostar na expansão da empresa, realize um planejamento prévio de como a noticia será dada para a equipe. Uma dica é disponibilizar um canal claro e transparente, que elimine qualquer ruído que possa gerar confusões e que permita que os funcionários esclareçam suas profissionais dúvidas e apresentem suas opiniões e sugestões sobre esse novo momento.

7. Alinhe os gestores aos objetivos da empresa

Os gestores precisam estar alinhados com as metas e objetivos futuros do negócio. Ainda, cada um deles devem se comprometer com a estratégia de desenvolvimento, motivar e engajar o time e entregar os melhores resultados possíveis.

A importância em considerar a liderança no plano de expansão é necessário pelo fato deles serem o elo entre a alta gestão e os funcionários. Então, precisam sempre estar a par das decisões e ter autoridade para gerenciar situações mais complexas.

8. Estabeleça indicadores e métricas que serão mensurados

Um plano de expansão precisa ser baseado em indicadores e métricas, que serão utilizados para que entenda se tudo está ocorrendo conforme determinado. Esses indicadores vão depender de vários aspectos, principalmente do formato de crescimento escolhido, por exemplo:

  • percentual de lucratividade por venda;
  • nível de satisfação e fidelização dos clientes;
  • grau de participação no mercado;
  • taxa de conversão de vendas;
  • produtividade e demais.

Com esses números, é possível ter uma visão mais ampla do plano de expansão e medir as chances de sucesso.

9. Monitore os resultados

Depois de colocar o plano de expansão da empresa em prática, é necessário que ele seja acompanhado com frequência. Isso vai possibilitar o entendimento dos pontos positivos e a identificação de questões que devem ser melhoradas para cear aos resultados esperados.

A revisão dos processos aplicados também precisa ser um processo contínuo, afinal, o mercado está sempre sofrendo alterações e isso pode fazer com que as estratégias aplicadas também precisem ser alteradas.

Agora que você entende um pouco mais das medidas que devem ser aplicados ao optar pela expansão da empresa, o ideal é contar com uma empresa especializada para que todo o processo ocorra sem problemas. Afinal, muitas etapas fazem parte desse planejamento, e é muito importante que elas estejam alinhadas a objetivo do negócio e que sejam executadas de forma eficaz.

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