+55 (11) 3053-5566

Gestão Tributária de qualidade gera melhorias e ganhos para empresas de diferentes portes e setores

18

abr

Gestão Tributária de qualidade gera melhorias e ganhos para empresas de diferentes portes e setores

Você já parou para pensar nas melhorias que pode fazer no seu negócio para que ele se torne mais produtivo e rentável? Uma das principais respostas para essa pergunta é adoção de uma gestão tributária de qualidade. Quando essa operação é feita corretamente, ela garante benefícios incríveis para um empreendimento.

Se você deseja aprimorar a gestão tributária da sua empresa, continue lendo esse texto e saiba mais!

O que é gestão tributária?

Gestão tributária consiste em administrar todos os processos da empresa ligados ao dinheiro e aos tributos através de um planejamento estratégico para o negócio, normalmente, desenvolvido após muitos estudos e análises.

Em outras palavras, a gestão tributária não é apenas escolher o regime tributário correto do seu negócio ao abrir o CNPJ. Está inclusa nessa conta, também, a precificação correta de produtos e serviços, compreender a tributação dos fornecedores, vantagens fiscais das suas vendas e serviços realizados, entre outras questões econômicas e financeiras.

A lista é extensa e cumprir com todos os tópicos não é fácil. Por isso, nesse caso, sempre é aconselhado contar com um time especial para lidar com as questões contábeis. Um setor de contabilidade vai entender as necessidades da empresa, fornecer as informações necessárias no momento certo e cuidar dos problemas do presente, além de evitar os que podem aparecer no futuro.

Vantagens do planejamento tributário

Ao aplicar o conceito de gestão tributária adequadamente na sua empresa, você pode usufruir de diversas vantagens. As principais delas estão listadas a seguir, confira:

Reduz os custos do empreendimento

O planejamento tributário reduz o pagamento de tributos de acordo com a legislação vigente, sempre fazendo os pagamentos em dia e sendo honesto quanto as operações da instituição. Portanto, o instrumento é usado para otimizar a gestão empresarial, fazendo isso com análises do seu histórico tributário, financeiro, despesas, margem de lucro e expectativas de faturamento.

Evita a ocorrência de autuações

Possuir detalhes das movimentações tributárias do seu negócio permite conhecer a fundo todas as movimentações, acertos e erros cometidos ao longo dos meses e anos. O planejamento tributário, então, garante a implantação de ações preventivas, evitando qualquer falha no recolhimento das obrigações fiscais.

Essas práticas, consequentemente, diminuem as chances de transgressões normativas decorrentes de falhas nas operações internas e aplicações de multas.

Aumenta a competitividade do negócio

A redução de custos permite que esses recursos sejam reinvestidos em atividades que valorizem o crescimento da empresa. Dessa forma, é mais descomplicado a adoção de estratégias e técnicas que qualifiquem produtos, serviços e práticas internas. Assim, a companhia pode aumentar sua competitividade no mercado e posicionar-se melhor, saindo na frente das marcas concorrentes.

Viabiliza o aproveitamento de incentivos fiscais

Quando uma empresa não mantém seus setores ordenados e não entende o próprio crescimento, na maioria das vezes, não sabe como aproveitar os incentivos fiscais que estão disponíveis para uso. Em outras palavras, passivamente aceitam o prejuízo no desempenho de suas atividades.

O planejamento tributário atribui ao empresário uma visão mais ampla do negócio. Por causa disso, ele conhece mais a fundo processos que podem ser otimizados ou eliminado para aproveitar as vantagens concedidas pela lei.

Agora que você já sabe como a gestão tributária de qualidade confere melhorias e ganhos para empresas de diferentes setores e portes, entre em contato com a JFGranja e melhore os processos econômicos e financeiros do seu negócio!

Compartilhe: