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Por que é tão importante manter a qualificação dos fornecedores?

19

abr

Por que é tão importante manter a qualificação dos fornecedores?

Para que a empresa mantenha a qualidade dos seus serviços, é importante investir em vários processos do negócio, entre eles, a qualificação dos fornecedores. Isso porque esses profissionais influenciam diretamente no dia a dia e nos resultados da entrega dos produtos e serviços ofertados por uma instituição.

A qualificação de fornecedores trata-se da atividade de definição e aplicação de critérios que vão servir como base para a avaliação, o acompanhamento e a seleção de parceiros externos, considerando sua capacidade de atender as demandas do negócio. A prática tem como principal objetivo averiguar se esse provedor possui a viabilidade de atender às expectativas da organização, mantendo seu modelo de qualidade.

Quer conhecer melhor a importância desse processo e suas vantagens? Então, continue sua leitura!

Quais as vantagens da qualificação dos fornecedores?

Quanto melhor a companhia conhecer os fornecedores, maiores são as chances de se beneficiar com os serviços prestados por eles. Dessa forma, a cadeia de suprimentos se torna mais eficaz, lucrativa e produtiva, além dos diversos benefícios competitivos que vamos mostrar a seguir.

Redução dos gargalos na produção

Por meio da qualificação, é possível minimizar gargalos de produção que possam surgir por causa da relação entre empresa e fornecedores. Assim, acabam os retrabalhos, os desperdícios com recursos e a ineficiência das operações, que podem afetar a produtividade.

Melhora no atendimento ao cliente

Ao conseguir os recursos de maneira mais simples e rápida, a organização estará preparada para atender o cliente com qualidade, tendo em vista que, assim, é mais fácil assegurar que nada faltará para esse atendimento e que tudo ocorrerá da melhor forma.

Maior segurança financeira

A estabilidade financeira dos fornecedores é fundamental — por fatores de segurança para a empresa. Quem procura averiguar detalhadamente esse ponto só tem a ganhar. Se o provedor que abastecerá o negócio apresentar dificuldades no fluxo de caixa, provavelmente terá problemas futuros. Por esse motivo, monitore eventuais tendências negativas.

Aperfeiçoamento dos processos internos

Quando os fornecedores prestam serviços ou desenvolvem algum processo na instituição, o resultado é o aperfeiçoamento desses processos do negócio. Dessa forma, é possível ganhar tempo, eficiência no emprego de recursos, entre outros.

Integração dos processos de gerenciamento

Ao estipular uma análise minuciosa, os processos de gestão desempenhados pela organização fornecedora entram em foco. Essa prática é muito relevante para a integração com as ações internas, facilitando o relacionamento e as operações.

Diminuição dos custos

Existem alguns gastos que estão englobados na elaboração de acordos com novos fornecedores, mas um método de gestão de relacionamento pode reduzir muito desses custos no decorrer do tempo. Além disso, diminuirão problemas de disponibilidade, falta de qualidade e atrasos na entrega, proporcionando um serviço melhor para o cliente.

Aumento da eficiência

Conforme um bom relacionamento vai sendo estabelecido com o fornecedor, a comunicação também melhora. Dessa forma, esses profissionais conseguem ter uma compreensão mais completa das demandas que atendem, o que possibilita que eles respondam de maneira eficaz às necessidades do negócio, minimizem as demoras na cadeia de suprimentos e aprimorem os fluxos de operações.

Melhora no monitoramento das aquisições

Quando a aquisição do produto é realizada com base em pedidos de compra, o monitoramento passa a ser mais efetivo. Um fornecedor não pode ter dificuldades para transportar suas mercadorias. Por isso, fazer questão de assumir o gerenciamento do que será obtido pode ser um diferencial no momento de manter tudo sob controle.

Proveitos com a cotação

Uma boa alternativa para garantir que a empresa consiga o melhor custo/benefício para as suas necessidades é incluir a cotação como um critério de avaliação. Dessa forma, no momento de contratar a companha para negociar sobre uma possível parceria, o fornecedor pensará bastante quanto ao valor do serviço ou produto oferecido.

Trata-se de uma avaliação que tem como finalidade identificar, principalmente, se esses produtos ou serviços se enquadram nas legislações brasileiras. Preço, qualidade, expertise no mercado e a saúde financeira também são averiguadas por meio dessa prática.

Redução da instabilidade dos preços

Uma das coisas que mais espanta os consumidores são as instabilidades dos preços no mercado. Em algumas situações, elas são frutos das grandes alterações no valor das matérias-primas.

No entanto, ao implementar as concepções do gerenciamento de relacionamento com fornecedores, as instituições podem, constantemente, tirar proveito de preços fixos ou de aumentos gradativos em troca de prazos de contratos mais duradouros, quantidade mínima de pedidos ou demais fatores de qualificação.

Ter um pilar de custos objetivo possibilita que uma organização estabeleça suas próprias estruturas de preços e isso, normalmente, se transforma em clientes mais satisfeitos e fiéis.

Consolidação da cadeia de suprimentos

Certas áreas das empresas do fornecedor e do contratante atuam juntas, o que permite que as duas partes compreendam melhor o funcionamento interno de cada uma. Em algumas situações, será possível adequar os seus próprios métodos de trabalho e processos para recepcionar melhor os outros — e isso pode levar a mais vantagens operacionais.

Quais problemas a falta de qualificação dos fornecedores pode causar?

Isso vai depender do tipo de fornecedor, ou seja, da reputação dele o mercado, da dependência da organização relacionada ao que é fornecido, entre outras questões que podem ser cruciais para o êxito dessa relação.

Por exemplo, caso trabalhe com um fornecedor que não possui licença para atuar, que tenha problemas trabalhistas (ou com órgãos regulamentadores ou ambientais), poderá acontecer uma grande propagação na mídia, o que pode impactar negativamente na imagem da empresa — por ter como parceiro um profissional sem credibilidade e não idôneo.

Além disso, um atraso na entrega de algum material pode influenciar bastante na produção, atrapalhando todo o processo.

Assim, é possível entender que cada fator negativo pode provocar um problema diferente para o negócio, sendo que, muitas vezes, a solução não é imediata, gerando prejuízos financeiros graves e a falta de um atendimento de qualidade ao consumidor.

Investir na qualificação dos fornecedores está diretamente ligado no desenvolvimento do próprio negócio, já que a forma como o processo é realizado é um grande diferencial competitivo. Então, não espere mais para investir nessa prática, aproveitar todas as vantagens apresentadas e garantir o sucesso da sua empresa!

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