+55 (11) 3053-5566

Por que o outsourcing contábil pode ser bom para sua empresa?

28

mar

Por que o outsourcing contábil pode ser bom para sua empresa?

A crescente competitividade das empresas brasileiras têm originado formas diferenciadas de prestação de serviço, os modelos tradicionais de prestação não têm satisfeito as necessidades das companhias. Um dos modelos que pode ser vantajoso para sua empresa é o Outsourcing Contábil.

Vários administradores ainda não conhecem o significado desses termos, como o serviço se opera na prática, como e quando contratá-lo, seus riscos, benefícios entre outras peculiaridades.

Optar por essa alternativa pode ser um diferencial vantajoso para sua companhia, principalmente por se tratar do campo da contabilidade, pois esse departamento influencia excessivamente no desenvolvimento de qualquer organização.

Se você não sabe o que significa outsourcing contábil ou possui dúvidas sobre o assunto, acompanhe a leitura desta publicação. Aqui você aprenderá tudo o que você precisa saber sobre ele e entenderá como usá-lo em benefício do seu negócio. Boa leitura!

O que exatamente é outsourcing contábil?

Para garantir uma abordagem completa do assunto, faz-se preciso entender a definição da terminologia em tela. Outsourcing é uma palavra em inglês cuja tradução literal é “fonte de fora”. Basicamente, isso significa que será buscada uma fonte externa para a prestação do serviço.

Não se deve confundir outsourcing com terceirização, o primeiro consiste em um serviço mais especializado e concentrado em determinada área, com profissionais altamente especializados. Já a terceirização é utilizada para nomear atividades que necessitam de menos conhecimento técnico.

O outsourcing específico para contabilidade consiste em uma empresa dotada de sua própria equipe de contadores, administração e estrutura física, que inclui computadores, estabelecimento e outros elementos necessários à prestação de serviço.

O que deve ser observado na contratação desse tipo de serviço?

Quando o administrador opta pelo outsourcing contábil, ele está contratando o serviço completo e não precisará se preocupar com a instalação do departamento, aquisição de materiais e gestão.

Diante dessa diferenciação de uma contratação direta, deve-se observar aspectos diferentes na avaliação da empresa. A partir disso, recomendamos que sejam estudados os seguintes pontos. Confira abaixo.

Credibilidade da empresa prestadora de serviço

É seguro dizer que uma companhia que está no mercado há anos e possui vários clientes, conseguiu seu sucesso satisfazendo os desejos de seu consumidor. Se não fosse esse o caso, eles não conseguiriam se manter positivos por anos.

Além de analisar o tempo de mercado, requisite cases de sucesso e, se entender necessário, solicite críticas transparentes dos contratantes. Dessa forma, você terá a convicção de que a empresa a ser contratada prestará um bom serviço.

Também é preciso verificar a idoneidade da companhia e a sua regularidade perante o poder público, antes de contratar, requisite os documentos legais exigíveis por lei, são eles:

  • o Certificado de Regularidade do CRC: que comprove a situação cadastral junto ao Conselho Regional de Contabilidade;
  • alvará de localização e funcionamento: demonstra a autorização para funcionamento emitido pela prefeitura;
  • CNPJ: com esse dado é possível verificar os dados principais da empresa, como atividade, endereço, data da constituição, situação cadastral e regularidade perante o fisco.

Serviços disponibilizados

A ciência contábil é um ramo excepcionalmente amplo, uma empresa na área não precisa ficar adstrita somente a uma vertente da disciplina.

Depois de selecionar as prestadoras com boa reputação, verifique os serviços disponíveis, uma organização completa consegue prestar as seguintes atividades com excelência:

  • contabilidade: elabora plano de contas, faz a escrituração de livros contábeis, prepara a empresa para o ECF e SPED contábil, entre outras tarefas;
  • tributos: realiza planejamento tributário, apura tributos, prepara guias de impostos;
  • societário: estuda a reorganização societária, controla a obtenção de certidões e assessora contratos;
  • departamento pessoal: controla o fluxo de admissão e rescisão dos colaboradores e apura encargos e tributos sobre o pessoal;
  • tecnologia da informação: projeta sistemas, administra redes, implementa softwares de gerenciamento, entre outros.

Quais são os principais riscos de optar pelo outsourcing contábil?

Os riscos na contratação dessa modalidade de serviço basicamente consistem na opção errônea da companhia, negligenciar a pesquisa ocasionará na contratação de uma empresa despreparada.

As consequências são prejuízos exacerbados à sua organização, gerando descontrole do orçamento, relatórios imprecisos, problemas com fisco e, consequentemente, multas onerosas entre outros malefícios. Para evitar esses problemas, basta seguir as recomendações do tópico anterior.

E quais são os principais benefícios?

São várias as vantagens garantidas por essa modalidade de contratação, elas são capazes de gerar diferenciais competitivos à sua companhia, como alavancar a lucratividade e aumentar a eficiência da empresa. Entenda como são garantidos esses privilégios:

Maior economia

A contratação direta de profissionais contábeis exige o pagamento de encargos trabalhistas, treinamento, benefícios e o investimento com os equipamentos, materiais e outros recursos fundamentais para a prestação de serviço.

O outsourcing elimina a necessidade de tais gastos e as partes podem estabelecer um pagamento mensal e fixo. Dessa forma, a empresa economiza capital com encargos e material, como também elimina a necessidade de treinamentos.

Minimização dos riscos

A legislação tributária de nosso país é complexa, rigorosa e onerosa, qualquer erro pode acarretar multas pesadas à companhia.

Na contratação do outsourcing, os riscos assumidos nas operações contábeis são direcionados à empresa contratada, portanto, sua companhia não arcará com prejuízos decorrentes dessas falhas.

Atualização do setor contábil

Constantemente surgem novidades tributárias e fiscais na legislação brasileira. Atualmente, o Fisco exige que diversas empresas estejam adaptadas ao sistema de escrituração eletrônica SPED Fiscal.

A contratada está constantemente se atualizando de acordo eventuais exigências e benefícios, aplicando-os a sua organização da forma mais benéfica possível.

Profissionais especializados

Os profissionais que compõem a empresa contratada são altamente especializados em suas áreas. Eles prestaram diversos serviços para outras companhias, portanto também possuem uma ampla experiência em suas atividades.

Eles sabem como elaborar planejamentos tributários para empresas de diversos ramos e tamanho, sabem como lidar com crises econômicas generalizadas e problemas diversos.

Isso minimiza as chances de erros e permite melhor superação de desafios, pois, diante de sua longa experiência passada, saberão exatamente o que fazer quando sua companhia se deparar com eles.

Foco no negócio principal

Como você não precisará despender tempo com a implementação do setor contábil, treinamentos e administração de pessoal, poderá concentrar seus esforços na administração da companhia, focar na atividade principal e na satisfação de seus clientes.

A atenção redobrada nas atividades citadas será a diferença para se aumentar a produtividade do negócio e se destacar perante seus concorrentes no mercado.

Como o outsourcing contábil facilita a atuação de uma empresa estrangeira?

Quando uma empresa estrangeira identifica um mercado em potencial no Brasil e estuda iniciar negócios no país, se depara com extensas regras sobre os regimes tributários, obrigações acessórias, exigências fiscais e outros tópicos sobre o tema.

Isso ocorre pelo fato de que nosso país não é somente um dos que possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, como também sua legislação é uma das mais complicadas.

Outsourcing é a solução ideal para esse entrave, pois, como os contadores desse tipo de serviço possuem maior conhecimento sobre a legislação e experiência com diferentes ramos empresariais, eles conseguirão regularizar a empresa de acordo com as leis brasileiras.

O Brasil tem enfrentado constantes crises econômicas e políticas que, aliadas ao elevado encargo tributário do país, desestabilizaram o controle financeiro de qualquer companhia. Dessa forma, o outsourcing contábil surge como uma opção fundamental para que ela garanta seu desenvolvimento saudável.

Gostou deste artigo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail! Cadastre-se, é gratuito!

Compartilhe: