+55 (11) 3053-5566

Principais fontes de financiamento e ajuda governamental para iniciar ou expandir um negócio

17

abr

Principais fontes de financiamento e ajuda governamental para iniciar ou expandir um negócio

Você sabia que o governo oferece fontes de financiamento e outros métodos de ajuda financeira para auxiliar no início do desenvolvimento ou crescimento de empresas? Se você é empresário, deve ficar atento a essas facilidades que são oferecidas, afinal, em algum momento elas podem ser bem uteis na sua jornada, seja para solucionar emergências ou apenas colocar planos em prática.

Todavia, para solicitar esses recursos governamentais você deve, primeiramente, conhecer eles. Estudar os detalhes das principais fontes de financiamento e ajuda governamental garante que seja escolhida aquela mais adequada para sua necessidade e que forneça os melhores benefícios para o seu negócio. Confira, a seguir, uma lista com as principais opções disponíveis:

Fundo de investimento

O fundo de investimento é desenvolvido por um grupo de pessoas jurídicas que investem em empresas que acreditam possuir potencial de sucesso devido ao seu modelo de atuação inovador. Esse grupo disponibiliza os recursos em troca de uma participação nas ações da empresa solicitante. É uma troca equivalente que pode gerar ótimos frutos.

Investidor anjo

Investidores anjos são pessoas físicas que oferecem recursos para empreendimentos que ainda estão no começo de suas vidas. Além disso, eles também procuram oferecer capacitação para os empresários beneficiados, como mentoria e contatos para networking dentro do mercado em que atuam. Existe até um site dedicado a essa modalidade de fonte de financiamento, o Anjos do Brasil [https://www.anjosdobrasil.net/].

Investimento coletivo

O investimento coletivo viabiliza a captação de recursos com a ajuda de uma plataforma digital. Em algumas situações, essa plataforma funciona conectando empreendedores aos investidores que precisam de ajuda, e em outras atuam como um ponto de captação de recursos de pessoas físicas que buscam ajudar algum negócio. Normalmente, os beneficiados são projetos inovadores que trazem retorno para determinado público.

BNDES

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é responsável por fomentar o empreendedorismo brasileiro. Dessa maneira, ele oferece um plano de financiamento que resiste a longo prazo, com as menores taxas do setor, rapidez na liberação do dinheiro, cartão exclusivo e diversas outras vantagens que superam as ofertas de bancos tradicionais.

Sócio investidor

Como o nome diz, é um sócio que investe no empreendimento e, em troca, recebe uma quantidade de participação no lucro. Porém, é importante deixar claro que é necessário formalizar a sociedade perante à lei para que a execução dessa atividade seja completamente adequada.

Subvenções

Subvenções são um auxílio financeiro ofertado pelo poder público. Essa modalidade transfere recursos financeiros públicos para instituições privadas e públicas consideradas assistenciais, sem fins lucrativos, capazes de solucionar questões sociais, entre outros. Normalmente as subvenções são divulgadas através de editais e exigem retorno da quantia investida.

Bancos e instituições financeiras privadas costumam praticar taxas e juros altos, o que pode comprometer os recursos empresariais. Por isso, estude bem a possibilidade de usar as fontes e recursos dessa lista. Com eles, você pode atingir o objetivo que havia estabelecido previamente para o sucesso do seu negócio. Para mais conteúdos como este, acesse o nosso blog clicando aqui.

Compartilhe: