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Saiba quais são os principais serviços de outsourcing existentes

27

nov

Saiba quais são os principais serviços de outsourcing existentes

O serviço de outsourcing tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, tendo em vista a busca das empresas em investir em algumas áreas, sem precisar de aumento no número de colaboradores efetivos, e controlar os custos e riscos operacionais do negócio.

Trata-se de uma terceirização que se diferencia da conhecida por todos nós, já que ela não visa os serviços rotineiros, mas sim garantir a boa performance de atividades estratégicas que estão relacionadas ao núcleo do negócio. Seu objetivo é aumentar a eficiência e melhorar o desempenho para que melhores resultados possam ser obtidos.

Quer conhecer melhor sobre o serviço de outsourcing? Então, continue sua leitura!

Quais são os principais serviços de outsourcing investidos pelas empresas?

Como já dito, trata-se de uma terceirização investida em atividades que gerem valor e sejam importantes para o desenvolvimento do negócio. Conheça algumas delas!

Tecnologia da informação

Nesse caso, busca diminuir o time interno e contar com profissionais capacitados e recursos necessários para assegurar a efetividade dos serviços de tecnologia. Entre os principais fatores que levam o outsourcing aos serviços de TI, estão:

  • especialização dos profissionais, já que esse setor exige um elevado nível de conhecimento;
  • aumento da qualidade com menor custo, especialmente em companhias que não atuam diretamente com a tecnologia, porém precisam dela para suas operações;
  • parceria de modernização, já que colaboradores externos são capazes de auxiliar e apontar melhorias.

Limpeza

É vantajoso terceirizar esse tipo de serviço, considerando que tudo será responsabilidade da empresa contratada, como a disponibilização da mão de obra e os produtos de limpeza.

Além disso, diminui os custos, já que a organização não terá várias pessoas contratadas em sua folha de pagamento, além de otimizar o tempo, considerando que não precisará se preocupar com a manutenção adequada dos banheiros, corredores e demais espaços físicos do negócio.

Financeiro

Por meio do serviço de outsourcing no setor financeiro, é possível otimizar a reserva de recursos e realização de investimentos para fazer a empresa se expandir de maneira sustentável. Várias atividades podem ser feitas por meio da terceirização, por exemplo:

  • controle de contas a pagar e a receber;
  • faturamento;
  • projeções e análises financeiras;
  • geração de relatórios;
  • gerenciamento dos recebíveis e de pagamentos;
  • suporte nas transações financeiras.

Segurança

Por meio da terceirização dessa função, o tempo poderá ser otimizado, os gastos minimizados e a equipe protegida, já que tanto o patrimônio material do estabelecimento quanto a integridade física dos funcionários ficarão resguardados por empresas experientes e especializadas em segurança. Essa tranquilidade vai gerar impactos diretos na produtividade, aumentando os lucros do negócio.

Para que isso aconteça, é necessário optar por uma prestadora de serviços que ofereça profissionais qualificados que estejam aptos para atuar com todas as habilidades que a atividade exige.

Contabilidade

Os serviços de contabilidade são essenciais para cumprir as obrigações fiscais e tributárias definidas em lei. Entre as funções que podem ser terceirizadas estão:

  • apuração e recolhimento dos impostos;
  • criação de relatórios de Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
  • emissão de relatórios societários e gerenciais;
  • realização do Balanço Patrimonial (BP).

É preciso adotar os melhores métodos de gestão dos processos, resultando em economia de tempo, aumento da produtividade e atenuação dos riscos e passivos fiscais.

Serviços administrativos

Podem ser terceirizados com o objetivo de deixar a parte burocrática do negócio na responsabilidade de uma instituição especializada. Assim, atividades como portaria, recepção ou assistência jurídica podem ser realizadas por terceiros com a intenção de aperfeiçoar o funcionamento da companhia. Algumas empresas oferecem a terceirização de mais de um desses serviços, facilitando a gestão dessas soluções pelo contratante.

Recursos Humanos

Ter uma gestão de pessoas eficaz é essencial para manter a organização produtiva, considerando que o time precisa estar engajado e motivado para que as operações tenham bons resultados. Para isso, é necessário planejar as ações e a política da companhia desde a fase de recrutamento e seleção até a demissão do funcionário.

Nesse contexto, as duas questões principais a serem terceirizadas são a gestão da folha de pagamento e a estipulação de benefícios e estratégias para assegurar uma melhor qualidade de vida, por exemplo, vale-transporte, alimentação, segurança do trabalho, previdência complementar, férias, admissões, desligamentos etc.

Transporte

Terceirizar uma equipe para buscar e levar os colaboradores ou realizar as entregas é bem mais vantajoso do que um motorista e veículo próprio do negócio. Isso, porque, além de reduzir as despesas, facilita a estruturação do trabalho, sobrando tempo para os administradores focarem em atividades mais importantes para a instituição.

Quais são as vantagens do serviço de outsourcing?

Existem vários motivos pelos quais a empresa possa optar pela terceirização de certas atividades. Veja quais são eles!

Aperfeiçoamento das atividades empresariais

Por meio do serviço de outsourcing, a empresa pode focar em seus pontos fortes, possibilitando que a equipe se concentre em suas tarefas primordiais, melhorando a qualidade das funções executadas.

Redução da necessidade de contratação

Caso a companhia escolha pela terceirização, ela deixa de remunerar o colaborador interno e passa a fazer o pagamento à empresa terceirizada, que contrata os profissionais necessários para o exercício das atividades. Isso é benéfico, considerando que se um único empregado pesa muito no controle financeiro do negócio, imagine uma equipe inteira capacitada.

Aumento da eficiência

Ao escolher uma empresa para ser responsável por certo processo, é possível ajudar no aumento da eficiência, geralmente oferecendo produtos e serviços com mais qualidade. Por exemplo, ao optar pelo outsourcing de transporte, pode-se contar com pessoas qualificadas em logística, veículos preparados para manter a mercadoria em perfeito estado e entregadores treinados, garantindo a satisfação do consumidor final.

Contratação de talentos

Ao admitir um colaborador, a companhia só terá acesso a um reduzido banco de talentos. Investindo no outsourcing de uma tarefa, encontrará uma empresa especializada com vários desses talentos, já que esse é o seu core business.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade ocorre, porque, quando cada pessoa trabalha na área que tem mais preparo e conhecimento, consegue fazer um ótimo trabalho. Dessa forma, os profissionais produziram mais, uma vez que têm mais habilidade na tarefa, aumentando a produtividade do time em geral.

Controle e redução dos custos

Pelo fato de não ter os gastos gerados pela contratação de funcionários, que são bem altos para a empresa, a economia gerada pela terceirização possibilita o investimento do capital em outros setores do negócio.

Crescimento da vantagem competitiva

O serviço de outsourcing pode auxiliar na agregação de conhecimento e habilidade em toda a cadeia produtiva. Além disso, ele pode tornar o negócio mais ágil e flexível, capaz de se-adequar às mudanças e demandas do mercado e proporcionar minimização de gastos e aprimoramento do nível de serviço, ocasionando um negócio mais competitivo.

Os serviços de outsourcing conseguem assim adicionar diversos benefícios ao negócio, contudo, para que eles possam gerar os resultados esperados, é preciso avaliar as empresas que serão contratadas, suas especialidades, a experiência no mercado e a satisfação de seus clientes para, assim, contribuir efetivamente com a expansão da companhia.

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