12
setO serviço de outsourcing tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, tendo em vista a busca das empresas em investir em algumas áreas, sem precisar de aumento no número de colaboradores efetivos, e controlar os custos e riscos operacionais do negócio.
Trata-se de uma terceirização que se diferencia da conhecida por todos nós, já que ela não visa os serviços rotineiros, mas sim garantir a boa performance de atividades estratégicas que estão relacionadas ao núcleo do negócio. Seu objetivo é aumentar a eficiência e melhorar o desempenho para que melhores resultados possam ser obtidos.
Quer conhecer melhor sobre o serviço de outsourcing? Então, continue sua leitura!
Como já dito, trata-se de uma terceirização investida em atividades que gerem valor e sejam importantes para o desenvolvimento do negócio. Conheça algumas delas!
Nesse caso, busca diminuir o time interno e contar com profissionais capacitados e recursos necessários para assegurar a efetividade dos serviços de tecnologia. Entre os principais fatores que levam o outsourcing aos serviços de TI, estão:
É vantajoso terceirizar esse tipo de serviço, considerando que tudo será responsabilidade da empresa contratada, como a disponibilização da mão de obra e os produtos de limpeza.
Além disso, diminui os custos, já que a organização não terá várias pessoas contratadas em sua folha de pagamento, além de otimizar o tempo, considerando que não precisará se preocupar com a manutenção adequada dos banheiros, corredores e demais espaços físicos do negócio.
Por meio do serviço de outsourcing no setor financeiro, é possível otimizar a reserva de recursos e realização de investimentos para fazer a empresa se expandir de maneira sustentável. Várias atividades podem ser feitas por meio da terceirização, por exemplo:
Por meio da terceirização dessa função, o tempo poderá ser otimizado, os gastos minimizados e a equipe protegida, já que tanto o patrimônio material do estabelecimento quanto a integridade física dos funcionários ficarão resguardados por empresas experientes e especializadas em segurança. Essa tranquilidade vai gerar impactos diretos na produtividade, aumentando os lucros do negócio.
Para que isso aconteça, é necessário optar por uma prestadora de serviços que ofereça profissionais qualificados que estejam aptos para atuar com todas as habilidades que a atividade exige.
Os serviços de contabilidade são essenciais para cumprir as obrigações fiscais e tributárias definidas em lei. Entre as funções que podem ser terceirizadas estão:
É preciso adotar os melhores métodos de gestão dos processos, resultando em economia de tempo, aumento da produtividade e atenuação dos riscos e passivos fiscais.
Podem ser terceirizados com o objetivo de deixar a parte burocrática do negócio na responsabilidade de uma instituição especializada. Assim, atividades como portaria, recepção ou assistência jurídica podem ser realizadas por terceiros com a intenção de aperfeiçoar o funcionamento da companhia. Algumas empresas oferecem a terceirização de mais de um desses serviços, facilitando a gestão dessas soluções pelo contratante.
Ter uma gestão de pessoas eficaz é essencial para manter a organização produtiva, considerando que o time precisa estar engajado e motivado para que as operações tenham bons resultados. Para isso, é necessário planejar as ações e a política da companhia desde a fase de recrutamento e seleção até a demissão do funcionário.
Nesse contexto, as duas questões principais a serem terceirizadas são a gestão da folha de pagamento e a estipulação de benefícios e estratégias para assegurar uma melhor qualidade de vida, por exemplo, vale-transporte, alimentação, segurança do trabalho, previdência complementar, férias, admissões, desligamentos etc.
Terceirizar uma equipe para buscar e levar os colaboradores ou realizar as entregas é bem mais vantajoso do que um motorista e veículo próprio do negócio. Isso, porque, além de reduzir as despesas, facilita a estruturação do trabalho, sobrando tempo para os administradores focarem em atividades mais importantes para a instituição.
Existem vários motivos pelos quais a empresa possa optar pela terceirização de certas atividades. Veja quais são eles!
Por meio do serviço de outsourcing, a empresa pode focar em seus pontos fortes, possibilitando que a equipe se concentre em suas tarefas primordiais, melhorando a qualidade das funções executadas.
Caso a companhia escolha pela terceirização, ela deixa de remunerar o colaborador interno e passa a fazer o pagamento à empresa terceirizada, que contrata os profissionais necessários para o exercício das atividades. Isso é benéfico, considerando que se um único empregado pesa muito no controle financeiro do negócio, imagine uma equipe inteira capacitada.
Ao escolher uma empresa para ser responsável por certo processo, é possível ajudar no aumento da eficiência, geralmente oferecendo produtos e serviços com mais qualidade. Por exemplo, ao optar pelo outsourcing de transporte, pode-se contar com pessoas qualificadas em logística, veículos preparados para manter a mercadoria em perfeito estado e entregadores treinados, garantindo a satisfação do consumidor final.
Ao admitir um colaborador, a companhia só terá acesso a um reduzido banco de talentos. Investindo no outsourcing de uma tarefa, encontrará uma empresa especializada com vários desses talentos, já que esse é o seu core business.
O aumento da produtividade ocorre, porque, quando cada pessoa trabalha na área que tem mais preparo e conhecimento, consegue fazer um ótimo trabalho. Dessa forma, os profissionais produziram mais, uma vez que têm mais habilidade na tarefa, aumentando a produtividade do time em geral.
Pelo fato de não ter os gastos gerados pela contratação de funcionários, que são bem altos para a empresa, a economia gerada pela terceirização possibilita o investimento do capital em outros setores do negócio.
O serviço de outsourcing pode auxiliar na agregação de conhecimento e habilidade em toda a cadeia produtiva. Além disso, ele pode tornar o negócio mais ágil e flexível, capaz de se-adequar às mudanças e demandas do mercado e proporcionar minimização de gastos e aprimoramento do nível de serviço, ocasionando um negócio mais competitivo.
Os serviços de outsourcing conseguem assim adicionar diversos benefícios ao negócio, contudo, para que eles possam gerar os resultados esperados, é preciso avaliar as empresas que serão contratadas, suas especialidades, a experiência no mercado e a satisfação de seus clientes para, assim, contribuir efetivamente com a expansão da companhia.
Gostou deste post? Então, aproveite e siga agora mesmo as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades. Estamos no Facebook!