+55 (11) 3053-5566

Veja o que fazer para terceirizar os serviços de contabilidade de sua empresa

18

abr

Veja o que fazer para terceirizar os serviços de contabilidade de sua empresa

No universo corporativo, inúmeras estratégias contribuem para que um negócio mantenha o foco em seu core business e consiga se desenvolver de maneira segura. Dentre elas, terceirizar os serviços de contabilidade pode ser uma decisão vantajosa e inteligente.

Neste material, falaremos um pouco sobre a importância do setor e sobre como a contratação de uma empresa de contabilidade pode trazer benefícios ao seu negócio. Ao final, apresentaremos dicas importantes para fechar uma parceria de sucesso.

Portanto, continue atento e confira tudo o que preparamos para você!

A importância do setor contábil para as empresas

A Contabilidade é uma ciência imprescindível para o funcionamento e o desenvolvimento empresarial. Independentemente do porte ou do ramo de atuação de seu negócio, é certo que o controle e o acompanhamento eficaz de seus dados contábeis garantem o equilíbrio financeiro, tributário e fiscal.

Mais do que isso, é possível afirmar que ela é uma das responsáveis por fazer com que o empreendimento atue em compliance e não enfrente problemas trabalhistas, fiscais e até ambientais.

Diante de tamanha relevância, contar com um serviço de contabilidade eficiente tem sido o objetivo de muitos empreendimentos, levando-os a buscar métodos e profissionais cada vez mais qualificados e preparados para lidar com as adversidades e as peculiaridades das legislações e práticas de mercado atuais.

A escolha entre contratar um contador ou terceirizar os serviços de contabilidade

Sendo o departamento de contabilidade fundamental para o seu funcionamento, não há como não manter uma assessoria eficaz nesse ramo. No entanto, uma das grandes dúvidas está relacionada às possibilidades de contratação de uma equipe de contabilidade interna e de terceirização desse serviço.

Existem alguns aspectos que devem ser avaliados, e os principais são:

  • custo final de cada opção;
  • qualidade da contratação;
  • porte da empresa.

Antes de tomar qualquer decisão, o gestor deve observar o cenário em que seu negócio se encontra e o custo final das duas opções. Em geral, a terceirização é mais barata para a empresa e reduz gastos importantes.

Ademais, a qualidade do serviço é outro ponto de destaque e, qualquer que seja a estratégia, deve ser assegurada. Contar com contadores atualizados e bem capacitados sobre o mercado e as próprias legislações é algo que afeta significativamente os resultados contábeis de sua empresa.

Por último, o porte do negócio também deve ser levado em consideração. Isso porque, no caso de empreendimentos muito grandes e complexos, ter um departamento de contabilidade pode ser interessante e auxiliar na tomada de decisões. Já as pequenas e médias empresas podem se beneficiar muito com a terceirização.

Ressalta-se que, no caso de multinacionais, é importante contar com uma empresa de contabilidade que tenha profissionais com vasto conhecimento em contabilidade internacional e um bom domínio do inglês.

Os passos para terceirizar sua contabilidade

Se você está pensando em investir em um serviço de contabilidade para a sua empresa, é importante ficar atento a este tópico. Terceirizar é uma excelente opção, mas é preciso tomar certos cuidados para que a empresa contratada atenda às suas necessidades e expectativas.

Assim, o primeiro passo é fazer uma lista com os melhores fornecedores existentes no mercado. Para isso, procure referências e indicações e não se baseie apenas em informações obtidas em sites ou propagandas.

Em seguida, analise o porte e a tradição dessa empresa de contabilidade. Observe os clientes que tem e o tempo que está em atividade. Investimentos em marketing e propaganda não são os melhores indicadores de qualidade, por isso, fique atento aos outros aspectos.

Por último, confira o nível de capacitação dos contadores e o suporte fornecido pela empresa. Esses pontos são de extrema relevância e possibilitam que seu negócio opere com mais segurança e tranquilidade.

As vantagens de se apostar na contratação de uma empresa de contabilidade

Depois de todas as informações apresentadas, reunimos as principais vantagens de se investir na terceirização da contabilidade de seu empreendimento. Caso ainda tenha dúvidas de que essa escolha pode lhe trazer benefícios, não deixe de conferir os tópicos seguintes!

Redução dos custos de maneira estratégica

Não há como falar em terceirização sem citar a redução de custos. Afinal, estamos falando de uma estratégia que retira diretamente inúmeros custos empresariais e atua para a redução indireta de diversas despesas operacionais.

Ao terceirizar, as obrigações de contabilidade, impostos e folha de pagamento são transferidas — são três expertises que ficam sob a responsabilidade da empresa de contabilidade.

Quando se fala que o corte de gastos é feito de maneira estratégica, pretende-se referir ao fato de que são alcançados a economia e, ao mesmo tempo, o aprimoramento da atividade empresarial. Ou seja, reduz-se os custos e amplia-se a qualidade dos serviços.

Desenvolvimento do core business da empresa

Em um mercado altamente competitivo, os negócios precisam manter o foco em suas atividades principais. Ao terceirizar a contabilidade, gestores, CEOs e controllers têm mais tempo para se dedicarem a pontos mais estratégicos e importantes para o crescimento empresarial.

Diminuição de encargos administrativos

É interessante dar destaque à redução de encargos administrativos, em especial aos trabalhistas e previdenciários, que essa estratégia proporciona. Em geral, a contratação de uma empresa de contabilidade reduz o número de funcionários diretos e isso retira grandes encargos de sua folha de pagamento.

Fornecimento de um serviço mais especializado

A contratação de uma empresa de contabilidade, obviamente, traz mais qualificação às operações contábeis em sua empresa. Esse parceiro terá sempre uma equipe de alta performance, com contadores qualificados e atualizados, conferindo ainda mais eficiência à sua companhia.

Otimização dos espaços no escritório

Ao terceirizar a contabilidade, você não precisará contar com um departamento físico de contabilidade e terá mais espaço disponível em seu escritório. Dessa maneira, é possível reorganizá-lo e distribuir seus funcionários e setores de maneira mais produtiva.

Promoção de mais segurança à empresa

Por último, é importante mencionar que a terceirização possibilita que a empresa tenha maior segurança, uma vez que ela não dependerá exclusivamente de seus funcionários — que podem sair de férias, ter problemas médicos ou tirar licenças.

Ao contratar a empresa de contabilidade, sua organização fica “livre” dessas preocupações, já que a contratada terá a obrigação de entregar o serviço acordado contratualmente.

Ao longo do post de hoje, você percebeu o quanto contar com processos contábeis eficientes é importante para a saúde de seu negócio. Diante do que foi exposto, terceirizar os serviços de contabilidade é uma opção que traz benefícios expressivos e que pode ser implementada em sua empresa com êxito, desde que se tome certos cuidados. Portanto, aproveite o conhecimento adquirido hoje e vá em busca de uma parceria de sucesso!

Quer conversar um pouco mais sobre o assunto e saber como podemos transformar a contabilidade de sua empresa? Entre em contato com a J.F. Granja agora mesmo!

Compartilhe: