+55 (11) 3053-5566

Como uma assessoria contábil pode ajudar com abertura de empresa?

18

mar

Como uma assessoria contábil pode ajudar com abertura de empresa?

Fazer a abertura de empresa no Brasil é um processo burocrático e complexo. Existe uma grande quantia de coisas a se fazer antes mesmo de o negócio iniciar suas atividades; isso vai desde o plano de negócios até as questões legais e tributárias. O problema é que, se o processo não for feito de forma adequada, pode gerar sérias dificuldades para o empreendimento mais tarde.

Por isso é tão indicado que se contrate uma assessoria contábil. Ela servirá como uma espécie de orientação para abertura de empresa e fornecerá as informações necessárias para deixar tudo em dia: documentos, finanças, impostos e outros.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto, continue conosco e confira como uma assessoria contábil pode ajudar com a abertura de empresa. Boa leitura!

Determina a melhor estrutura de negócios

Existem diferentes estruturas de negócios pelas quais optar quando se abre uma empresa e cada uma delas está sujeita a regras diferentes. Conheça as mais comuns:

  • sociedade limitada (Ltda.) — um dos tipos mais indicados para pequenos empresários, com uma relação clara e documentada entre os sócios, ou seja, tudo é determinado em contrato social;
  • sociedade anônima (S.A.) — esse é um tipo mais oneroso, cuja sociedade muda de acordo com a compra e venda de ações não documentadas;
  • empresário individual — trata-se de uma pessoa física desenvolvendo uma atividade empresarial, comum entre os empreendedores que não se classificam como MEI;
  • empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) — também se trata de um empreendedor individual que opta por uma estrutura que separa as responsabilidades de pessoa física e pessoa jurídica.

Além disso, entram aqui a abertura do CNPJ, a consulta comercial e a definição do melhor enquadramento tributário — Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A identificação do regime tributário mais adequado ajudará a reduzir os encargos da empresa.

Auxilia na análise financeira no plano de negócios

As finanças fazem parte do plano de negócios e é interessante que sejam analisadas para identificar se estão de acordo com a realidade da empresa e se darão suporte às suas atividades. Para isso, uma assessoria contábil revisará, antes da abertura:

  • o investimento inicial em custos com suprimentos, equipamentos, móveis e instalações;
  • as despesas e os custos administrativos, comerciais, de produção ou de prestação de serviços;
  • a projeção do fluxo de caixa com a entrada e saída de recursos da empresa;
  • os instrumentos de representação da geração de riqueza, como o demonstrativo de resultados;
  • o retorno sobre o investimento feito na empresa.

É preciso que todos esses aspectos estejam de acordo com o restante do plano de negócios, ou seja, que eles sanem as demandas para que a empresa funcione corretamente.

Fornece aconselhamento sobre a contabilidade

Uma assessoria contábil na abertura de empresa pode ser muito útil para todo o funcionamento das suas atividades, mesmo depois dessa etapa. Ela pode fornecer um aconselhamento adequado sobre que tipo de softwares contábeis contratar, como separar as despesas pessoais das do negócio, quando e para quem emitir formulários, como fechar os livros contábeis e criar relatórios e assim por diante.

Além disso, você também pode obter apoio com a análise e interpretação das demonstrações financeiras para entender tudo o que impacta o seu negócio. Outro benefício interessante é a supervisão da folha e dos processos de pagamento de funcionários, que devem ser exatos para evitar problemas trabalhistas.

Assiste a abertura de conta bancária de negócios

Escolher o melhor tipo de conta bancária também é importante para o seu negócio. Assim, a assessoria contábil ajuda a avaliar todos os aspectos relevantes para que você obtenha o máximo de benefício com a instituição financeira contratada. São considerados aspectos como:

  • vantagens fornecidas por cada banco para o seu tipo de empresa;
  • documentos necessários para a abertura da conta;
  • tarifas e serviços inclusos no vínculo;
  • necessidades da empresa que precisarão ser atendidas;
  • relacionamento com a instituição financeira;
  • opções de crédito e investimentos.

O mais importante é comparar o que é oferecido por cada um, desde as taxas até aqueles benefícios exclusivos da instituição para o tipo de conta proposta.

Alinha a empresa aos regulamentos do governo

O Governo possui muitas determinações para as empresas e institui obrigações das quais nenhum gestor ou sócio poderá fugir. Para atender a tudo isso e ficar em dia com a fiscalização desde a abertura de empresa, é preciso conhecer o que é requisitado e atender a essas especificações. Do contrário, ela poderá enfrentar problemas fiscais.

São diversas obrigações fiscais em todos os tipos empresariais e enquadramentos tributários, outras responsabilidades contábeis relativas aos livros e relatórios gerados pela área, além da área trabalhista, que demanda atenção. Não obstante, ainda é indispensável se manter atualizado sobre as mudanças que ocorrerão nos próximos períodos para atender a todas as exigências.

Melhora os processos de gestão

Uma consultoria contábil eficiente ajuda também a estabelecer uma estrutura gerencial mais precisa. Quanto mais completo for esse apoio, mais dados os gestores terão para embasar as suas decisões. Além disso, poderão contar com o profissional contábil para interpretar e elucidar todas as questões burocráticas relacionadas à empresa.

Também existem outras vantagens, como garantir o melhor funcionamento do fluxo de caixa, apresentar a evolução dos resultados, ajudar a identificar gargalos e desperdícios, assim como diversos outros fatores. Portanto, a consultoria contábil na abertura da empresa pode torná-la mais competitiva desde o seu princípio.

Você pode se beneficiar de uma assessoria contábil e manter sua empresa em dia com todas as obrigações que ela possui. A J.F. Granja oferece apoio na elaboração de planos de contas, adaptação às normas nacionais e internacionais, escrituração de livros digitais, preparação de balanços, balancetes e demonstrações, índices, gráficos e controles, entre inúmeros outros serviços.

É importante buscar a assessoria de uma empresa especializada, reconhecida no mercado por seus serviços contábeis, com credibilidade e resultados comprovados. Uma instituição séria e de qualidade busca combinar tradição naquilo que gera valor e inovação nos processos, segurança, agilidade e eficiência.

Quer ir além e otimizar ainda mais o início do negócio? Então, confira alguns documentos indispensáveis para abertura de empresa!

Compartilhe: