+55 (11) 3053-5566

Como ter operações escaláveis pode aumentar a capacidade de sua empresa?

29

mar

Como ter operações escaláveis pode aumentar a capacidade de sua empresa?

Ter operações escaláveis é fundamental para todas as companhias que têm como finalidade a expansão do negócio e o aumento da lucratividade. Por meio da escalabilidade, é possível atingir uma maior produtividade por intermédio da aplicação de processos eficazes em atendimento às demandas, sem aumentar os custos do empresário.

Contudo, para chegar aos resultados esperados, algumas estratégias devem ser adotadas de forma efetiva. Pensando nisso, elaboramos este texto para explicar os principais pontos sobre esse tipo de operação e suas vantagens. Confira!

O que são os processos escaláveis?

Os processos escaláveis tratam-se da possibilidade no negócio de prosperar e se expandir sem aumentar os custos da operação. Além disso, são capazes de corrigir falhas, reaplicar as medidas que geraram bons resultados e gastar pouco com estoque e funcionários.

Ter escalabilidade é possuir um potencial de crescimento para aproveitar as soluções disponíveis no mercado e ganhar vantagem competitiva.

Qual é a sua importância?

Compreender o grau de escalabilidade do negócio é essencial para identificar a capacidade de expansão da organização dentro do ramo de atuação. Outro ponto que está ligado aos processos escaláveis é o entendimento de como e onde estão as eventuais falhas do tipo de operação.

Os investidores, para estabelecer o nível de interesse em aplicar recursos na empresa, analisam minuciosamente a escalabilidade do negócio que pensam em investir. A instituição com boa escalabilidade apresenta expansão em seu faturamento, sem que exista a necessidade de aumentar as despesas de forma desproporcional, criando uma grande probabilidade de desenvolvimento.

Quais são as vantagens das operações escaláveis?

Ter processos escaláveis gera grandes benefícios para a empresa e, por isso, vamos tratar aqui dos principais. Veja!

Vantagem competitiva

Um dos pilares das operações escaláveis é a agregação de valor à marca por meio do diferencial. Essa prática eleva a vantagem competitiva, além de aumentar a produção com menos gastos e a mesma qualidade, assegurando a satisfação dos clientes.

Aumento da segurança

A empresa adquire robustez quando os processos se tornam escaláveis, já que há menos gastos, tornando mais simples lidar com imprevistos, por exemplo, uma crise econômica. Isso significa que as alterações que acontecem nos cenários externos e internos são menos prejudicais, tendo em vista que a estrutura da organização é enxuta.

Aprimoramento do desenvolvimento do negócio

Como a companhia escalável se preocupa com a padronização de procedimentos, as atividades internas são melhores executadas. Isso aprimora o desenvolvimento, pois possibilita um crescimento contínuo.

Melhor posicionamento da marca no mercado

Os processos escaláveis fortalecem a empresa, que consegue se firmar mais facilmente no mercado. Nos casos de mudanças, elas são alinhadas rapidamente, resultando na relevância do negócio no ramo em que atua.

Expansão do negócio

Companhias escaláveis possuem maiores chances de crescer. Isso, porque, além de uma produção rápida e eficiente, elas também têm como característica um produto diferenciado e clientes fiéis, permitindo que outras pessoas se sintam atraídas pela proposta da instituição.

Por que é necessário ter operações escaláveis na empresa?

O negócio escalável viabiliza o aumento das vendas, por exemplo, sem a necessidade de investimento em novos colaboradores ou mudanças radicais na estrutura do estabelecimento. Suas operações são realizadas sem muita complexidade, ou seja, não exigem um alto grau de treinamento.

Além disso, se destacar dos concorrentes, tornando-se exclusiva, é mais um atributo da empresa escalável.

Como tornar as operações escaláveis?

Algumas medidas devem ser implementadas no negócio para torná-lo escalável. Conheça algumas delas.

Avalie minuciosamente o negócio

A companhia só vai se tornar escalável se for minuciosamente avaliada, entendendo os principais indicadores, como o custo de produção e a aquisição dos consumidores.

Caso o gasto de aquisição do consumidor aumente junto à escala, e a despesa de produção também cresça, a empresa não é escalável no momento. Ainda é necessário refletir em qual situação de mercado o estabelecimento está inserido, assim como a viabilidade de investimentos para alterar a estrutura.

Automatize as funções

As inovações tecnológicas são grandes aliadas dos processos escaláveis. Além de reduzir os custos, elas aumentam a produtividade e possibilitam que atividades sejam repetidas de forma simples.

Por esse motivo, depois de analisar a organização, vale a pena começar a investir em tecnologia para tornar as funções automatizadas. A gestão pode ser aperfeiçoada com um sistema específico, assim como as próprias estratégias produtivas, deixando a estrutura mais enxuta e mais barata.

Reaplique os processos

É primordial entender os processos executados pela empresa e identificar todas as fases que os compõem. A partir daí, é possível pensar em tarefas passíveis de duplicação sem custos e ferramentas que aperfeiçoem as operações.

Contudo, isso só pode ser feito com a análise completa da empresa, por meio dos indicadores responsáveis pelas principais métricas.

Mapeie e padronize os processos

Essas são etapas importantes para toda instituição escalável, pois permitem que a organização tenha mais agilidade para atender as demandas com qualidade e eficiência.

Para que isso aconteça, é necessário identificar todos os procedimentos envolvidos nas operações e depois torná-los mais simples por meio da desburocratização e mudanças no fluxo de trabalho. É importante saber que isso não acontece de um dia para o outro e pode levar até meses para se concretizar.

O apoio de sistemas e ferramentas é primordial para assegurar o sucesso nessa fase. Por isso, a empresa deve entender quais são as necessidades de cada departamento e investir em recursos específicos para a sua realidade.

Qual é a importância de focar no que realmente é estratégico e terceirizar funções operacionais?

Ao contratar os serviços de terceirização (outsourcing), o gestor consegue se dedicar em outras atividades importantes e essenciais para o crescimento da empresa, enquanto a contratada fica responsável por cuidar de outras questões.

A finalidade desse serviço é a valorização do negócio, para que não haja problemas em crescer demais e não conseguir atender todas as obrigações necessárias, por exemplo, emissão de notas fiscais, contratação de pessoal, pagamento de impostos, entre outros.

No entanto, quando um trabalho é terceirizado, ele deve ser muito bem alinhado ao escritório que presta serviços, sendo algo bem-planejado para que todos sigam e estejam preparados para um aumento progressivo da demanda de trabalho.

As operações escaláveis fazem parte de um novo conceito no mercado, tendo em vista que a viabilidade de aumentar os lucros sem elevar os gastos é um dos grandes desejos dos empreendedores. Contudo, é muito importante entender o negócio em geral para adotar as medidas mais adequadas e que vão gerar os resultados esperados.

Gostou deste conteúdo? Leia também por que o outsourcing contábil pode ser bom para sua empresa e entenda melhor sobre o assunto!

Compartilhe: