+55 (11) 3053-5566

Contabilidade 4.0: tudo que você precisa saber sobre o tema!

29

mar

Contabilidade 4.0: tudo que você precisa saber sobre o tema!

Não há dúvidas dos impactos que as inovações tecnológicas têm gerado em todas as áreas, e no setor contábil não é diferente, tendo em vista que os processos estão se tornando mais dinâmicos, modernos e estratégicos com a implementação da contabilidade 4.0.

Por meio dela, é possível automatizar a rotina, ganhar eficiência e proporcionar um serviço de maior qualidade, provocando uma melhor experiência ao cliente. Devido às diversas ferramentas disponíveis, o mercado tem se tornado cada vez mais exigente e, por este motivo, se adequar a essa nova realidade é fundamental para o negócio se manter competitivo e se destacar entre os concorrentes.

Pensando nisso, elaboramos este post para esclarecer as principais questões sobre a contabilidade 4.0. Confira!

O que é a contabilidade 4.0?

A contabilidade 4.0 é uma tendência que surgiu com a transformação digital, sendo um parâmetro de prestação de um serviço mais moderno, eficaz e automatizado, por meio da utilização de diversas tecnologias apropriadas para a atuação dos profissionais contábeis. Com isso, é possível aumentar a quantidade de clientes a serem atendidos, tendo em vista que, com o uso de mecanismos específicos, os contadores passam a desempenhar um papel mais analítico do que operacional.

Como funciona a contabilidade 4.0?

Na contabilidade 4.0 a tecnologia tem uma função central, com a finalidade de propiciar mais eficiência para a prestação dos serviços contábeis e gerar mais valor para os clientes. Por meio dela é possível apurar corretamente os impostos, registrar as movimentações, prestar contas, elaborar relatório, gerenciar a folha de pagamentos, emitir notas fiscais, definir o regime tributário mais adequado entre o Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido, e demais atividades que fazem parte da função contábil, de forma segura e confiável.

Nesse caso, o contador também assume um novo papel diante de tantas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, tendo em vista que não deve apenas cumprir as obrigações, mas também buscar se diferenciar entre os demais profissionais, com foco na solução dos problemas e na atenção frequente nas melhores oportunidades para os clientes, que apenas desejam que suas demandas sejam atendidas com o máximo de eficiência.

Dessa forma, a integração entre as máquinas e a inteligência humana são capazes de propiciar uma serie de benefícios tanto para os profissionais quanto para o público. Por isso, é necessário criar uma nova forma de pensar e trabalhar para uma adequação correta às transformações, mantendo a competitividade em um setor tão concorrido e que exige bastante quando o assunto é rapidez, produtividade e precisão.

Quais sãos as características da contabilidade 4.0?

Diversas são as características desse novo modelo de atuação dentro do setor contábil. Confira as principais delas:

  • uso de sistemas que simplificam as atividades contábeis, como o registro de pagamentos, envio de declarações, emissão de notas fiscais, entre outros;
  • integração com outros sistemas, como os internos da empresa e externos, por exemplo, da Receita federal;
  • implementação de tendências inovadoras, como automação extrema, Internet das Coisas (IoT), armazenamento em nuvem, Big Data e Inteligência artificial;
  • substituição do trabalho humano por máquinas em tarefas repetitivas que fazem parte do cotidiano, possibilitando que o profissional atue em atividades mais estratégicas, entre outros.

Quais são as vantagens da contabilidade 4.0?

Diversas são as vantagens obtidas pelos profissionais que buscam se adequar à contabilidade 4.0. Conheça a seguir as principais.

Agilidade na execução dos prazos

As tecnologias de gestão executam tarefas burocráticas de maneira automática. Isso eleva a rapidez na prestação de serviços e minimiza o estresse da equipe, além de diminuir o acometimento de falhas e a perda de prazos.

Aumento da produtividade

Entre as maiores preocupações do gestor estão: aumentar os lucros, economizar no setor, elevar a produção e evitar erros que gerem o retrabalho. A contabilidade 4.0 ajuda o profissional nesse desafio, por meio da automatização de diversas funções, tornando a área mais produtiva e sem perder a precisão do trabalho feito.

Contato frequente com o cliente

A tecnologia também propicia que o contador esteja sempre em contato com os clientes, podendo se comunicar diretamente por meio de WhatsApp, Videoconferência, dispositivos móveis e demais. Também é possível usar os chatbots para tornar o diálogo automatizado, o que torna o atendimento mais ágil e eficiente.

Armazenamento de dados

O alto volume de papeis e pastas físicas para armazenar dados dos clientes só torna o setor desorganizado e improdutivo. Uma contabilidade comprometida com a transformação digital recorre a mecanismos mais modernos como, por exemplo, o armazenamento em nuvem.

Por meio dele, as informações são arquivadas de forma online, protegidas por meio de criptografias e contam com a facilidade de serem acessadas a qualquer hora, de qualquer lugar, por pessoas autorizadas. Para isso, basta ter um dispositivo (notebook, tablet, smartphone etc) conectado à internet.

Melhora da experiência dos clientes

Com a modernização, o cliente tem exigido cada vez mais que os escritórios contábeis ofereçam as facilidades propiciadas pela tecnologia. Dessa forma, a contabilidade 4.0 melhora sua experiência de várias formas, pois, além de ter um contato maior com o profissional e o atendimento constante, ele terá acesso a serviços mais seguros, eficientes e de melhor qualidade.

Aumento da fidelização

A melhora do relacionamento e satisfação dos clientes com os serviços prestados pelo contador gera a fidelização destes, trazendo segurança, aumento da lucratividade e um crescimento saudável dentro do mercado.

Quais são os desafios da contabilidade 4.0?

Assim como em qualquer mudança, a adequação à contabilidade 4.0 é cheia de desafios que precisam ser superados. Mostraremos alguns deles para que você possa criar as suas estratégias de implementação.

Acompanhamento constante das atualizações

Por meio dessa proximidade entre a tecnologia e a contabilidade, a atualização dos métodos e processos que fazem parte da atuação no ramo acontece de forma bastante rápida. Isso quer dizer que, atualmente, os profissionais e empresas enfrentam o desafio de estarem sempre por dentro das novidades e tendências.

Isso ocorre pelo fato de sempre surgirem novas soluções e ferramentas, assim como novas legislações e normas de como as atividades contábeis precisam ser executadas. Nesse caso, as mudanças constantes muitas vezes dificultam essa atualização, requerendo um envolvimento ainda maior dos contadores para se manterem em conformidade com os novos processos e leis, como, por exemplo, o advento do eSocial.

Apresentação de uma comunicação ágil

O contato direto entre profissional e cliente é fundamental, no entanto, a correria do dia a dia dificulta essa relação próxima. Na era da contabilidade 4.0 uma ótima opção é contar com o auxílio de ferramentas de comunicação.

Entre os recursos que podem ser usados, estão: Skype, WhatsApp, Hangouts e demais, sendo que de qualquer lugar conectado à rede é possível esclarecer dúvidas dos clientes sobre as demandas e mostrar como os dados devem ser transmitidos aos órgãos públicos para evitar conflitos com o Fisco.

Caso o profissional contábil ignore esses mecanismos de comunicação rápida, terá problemas relacionados ao relacionamento com o público-alvo, além de abrir espaço para os concorrentes.

Criação de uma visão estratégica

Ao longo dos anos a contabilidade foi vista como um segmento complexo, burocrático e que operava apenas com processos manuais e atividades repetitivas. Contudo, essa não é mais a realidade com a inserção da contabilidade 4.0, tendo em vista que hoje é possível ter um serviço contábil mais estratégico, preocupado com a qualidade dos serviços e oferecer a solução para os problemas dos clientes.

Porém, para muitos profissionais é um pouco complicado atualizar essa prestação mais tradicional e ter uma visão menos operacional e mais estratégica, o que exige um tempo maior para a adequação à tecnologia e às novas exigências do mercado.

Por este motivo, pode ser visto como um desafio, já que exige mudanças de cultura, além de investimentos, tornando alguns profissionais resistentes às alterações, o que não é nada bom considerando a competitividade existente.

Conscientização da equipe sobre a modernização

Apesar de as mudanças serem cada vez mais frequentes, é normal existir resistência quanto às ações a serem implementadas para uma melhor execução dos serviços. No caso da contabilidade 4.0, o ideal é que o profissional apresente à equipe os novos processos a serem executados e as vantagens obtidas.

A comunicação interna deve ser clara e objetiva, facilitando a conversa entre todos os integrantes do time, o que é fundamental para o recebimento de opiniões, sugestões e feedbacks voltados para a melhoria das atividades.

Outra recomendação é a elaboração de treinamento para o uso de novas ferramentas, para que a execução das funções não seja prejudicada no período de implementação.

Entender as tendências de marketing no ramo da contabilidade

Ter um bom marketing é primordial para uma atuação contábil mais lucrativa. No entanto, da mesma forma que aconteceu em outros setores, o marketing também passou por alterações e evolução tecnológica com o passar do tempo. Atualmente, existe um direcionamento para o marketing digital, com base nas mídias sociais.

Assim, não há o que se falar na necessidade do contador em se alinhar a esse marketing atual, usando recursos mais modernos e apropriados para melhorar a imagem do negócio e captar novos clientes. Porém, ele também sofre com mudanças que devem ser acompanhadas, tornando-se um desafio.

Buscar especialização no assunto

Com todas essas mudanças, o profissional também precisa buscar por especialização e capacitação frequente sobre a contabilidade 4.0. Isso pode ser feito por meio de cursos, simpósios, palestras e demais eventos sobre o tema.

Conforme os conceitos e processo envolvidos no ramo contábil se inovam e se atualizam, os atuantes na área devem procurar conhecimento, adotando uma prática de aperfeiçoamento e atualização profissional, com o intuito de oferecer serviços mais eficazes, confiáveis e modernos aos clientes.

Além desses, adequação à nova rotina, escolha dos prestadores de serviços e fornecimento de tecnologia, mudança cultural, entre outros, são desafios que também precisam ser considerados nessa nova contabilidade.

Como se preparar para a contabilidade 4.0?

Como pode perceber, a contabilidade 4.0 proporciona vários diferenciais competitivos para os profissionais que se adéquam a ela e, por esse motivo, é muito importante reinventar o negócio e os processos executados.

A tecnologia abre diversas oportunidades, o que embasa a necessidade de utilizá-la no setor contábil. Se possível, não será viável manter os clientes e captar outros mais.

Para estar preparado para a transformação digital, é necessário colocar em prática a automatização dos processos. Ou seja, investir em sistemas que minimizem a quantidade de tarefas manuais e burocráticas.

É preciso superar os padrões de atuação tradicional, contar com uma visão mais estratégica e manter uma postura mais inovadora, buscar por atualização e conhecimentos, o que exige um certo tempo e maior adaptação com a tecnologia e os novos parâmetros do mercado.

Além disso, o profissional deve repensar nas mudanças de cultura e, em certas ocasiões, aplicar recursos financeiros em algumas áreas. Entre as questões que precisam ser refletidas, estão:

  • se você compartilha informações relevantes sobre o ramo de contabilidade em alguma rede social para melhor conhecimento do público;
  • se o estabelecimento se encontra nas mídias sociais;
  • se está por dentro de eventos e atualizações a respeito da contabilidade 4.0 e como estar adequado a esse novo conceito;
  • quais estratégias estão sendo usadas para a melhoria dos serviços prestados.

A contabilidade 4.0 requer ação por meio do investimento em mecanismos de otimização dos processos rotineiros, e elaborar uma forma específica de atuação para assegurar uma maior rentabilidade e a redução de erros que geram eventuais retrabalhos.

O conceito está se tornando uma realidade cada vez mais presente devido à busca dos clientes por escritório modernos e que estão se adequando às soluções tecnológicas. Seu objetivo é consolidar a atuação automatizada e o uso de várias ferramentas e, dessa forma, estar cada vez mais ativo no mercado.

Conseguiu entender a importância da contabilidade 4.0? Ela foi criada com o intuito de gerar diversos benefícios por meio do fornecimento de soluções tecnológicas, capazes de proporcionar uma prestação de serviço mais confiável, segura e eficaz, fortalecendo a atuação do contador no mercado, fazendo com que ele se torne um destaque e se mantenha competitivo.

Agora que você já sabe as vantagens de se adequar à contabilidade 4.0, entre em contato com a nossa equipe para esclarecer qualquer tipo de dúvida sobre o assunto!

Compartilhe: