+55 (11) 3053-5566

O guia para encontrar contador em São Paulo

28

mar

O guia para encontrar contador em São Paulo

Não há dúvidas da importância dos serviços contábeis para as empresas, tendo em vista se tratar dos ramos responsáveis por garantir o devido cumprimento fiscal do negócio, adequação à legislação vigente, elaboração do planejamento tributário, pagamento correto dos tributos, orientações sobre as melhores decisões a serem tomadas, entre outras atividades essenciais para a elaboração de uma estratégia eficiente e desenvolvimento saudável da organização.

Nesse caso, terceirizar esse serviço pode ser uma boa alternativa, tendo em vista as vantagens que podem ser obtidas por meio dessa contratação. Porém, você saber como encontrar um contador em São Paulo para se tornar parceiro da sua empresa? Leia este conteúdo e descubra!

Qual a importância dos serviços contábeis para sua empresa?

A contabilidade desempenha um papel importante no processo de gestão e tomada de decisão do negócio. Por exemplo, por meio da elaboração de documentos fiscais, o contador fornece dados precisos sobre a saúde financeira da organização. Entre as tarefas executadas podemos citar:

  • criação do balanço patrimonial;
  • controle do fluxo de caixa;
  • análise de indicadores;
  • adequação do negócio após Reforma Trabalhista;
  • planejamento tributário e estratégico;
  • acompanhamento do pagamento dos impostos etc.;
  • tudo isso vai contribuir de forma direta para a simplificação e agilidade na administração da companhia, segurança dos processos executados, clareza dos dados fiscais e contábeis, entre outros.

Por que terceirizar esse serviço?

A terceirização dos serviços contáveis podem gerar uma série de benefícios para o negócio. Conheça os principais!

Gestão contábil

Por meio da gestão contábil é possível monitorar as entradas e saídas da empresa, além de propiciar diagnósticos efetivos para os erros de gerenciamento do caixa, por exemplo, maneiras de reduzir os gastos desnecessários, minimizar o tempo para realizar procedimentos financeiros e demais. Nesse caso, um contador terceirizado, qualificado e experiente no mercado, pode contribuir com essa função, aumentando de forma considerável o alcance dos melhores resultados.

Minimização dos gastos

Construir e manter um departamento contábil dentro da companhia geralmente custa mais do que a contratação de um serviço terceirizado. Isso porque, a contratação de um profissional para atuar dentro da estrutura física da organização vai gerar o pagamento de salário e diversos encargos, como férias, FGTS, décimo terceiro salário, INSS etc. Já a terceirização envolve somente o pagamento do serviço realizado, sem vínculos empregatícios, proporcionado uma economia interessante e que pode ser aplicada para outras ações importantes para o crescimento do negócio.

Cumprimento dos prazos

Pelo fato de executarem atividades determinadas, o contador terceirizado consegue cumprir suas obrigações no prazo determinado e contratado, evitando o atraso dos serviços de outros setores que dependem dessas atividades, bem como eventuais problemas com os órgãos fiscalizadores.

Foco nos objetivos e metas da empresa

Como a contabilidade não será uma preocupação para os gestores da companhia, sobra mais tempo para se dedicarem à atividade-fim e proposição de novas ideias para a empresa. Também fica mais fácil para averiguar se cada setor está funcionando como deveria, alinhados com os processos definidos pelo negócio, assegurando melhores resultados.

Ajuda de profissionais experientes e qualificados

Outra vantagem em terceirizar os serviços contáveis é a possibilidade de contar com uma equipe competente e com a expertise necessária para solucionar problemas, trazendo agilidade, segurança e redução de erros.

Economia de espaço físico

Além de ser um custo alto, o espaço pode atrapalhar na expansão da companhia. Ao contar com uma equipe contábil terceirizada ela não precisa trabalhar nas dependências da empresa, deixando espaço livre para outros setores.

Atualização quanto às normas contábeis

A contabilidade é um ramo bastante complexo e burocrático, onde as leis mudam com certa frequência. Isso exige que os profissionais estejam sempre atualizados para evitar o acometimento de erros que podem trazer sérios prejuízos. Os escritórios contábeis terceirizados estão sempre em busca dessa reciclagem para identificar as principais mudanças e se adequarem com a relação da empresa contratante.

Como encontrar empresas focadas no seu negócio?

É fundamental que a empresa de contabilidade esteja alinhada com as expectativas de crescimento da companhia, além de ter um amplo conhecimento de mercado e saber como funciona o ramo em que o contratante atua. Isso ocorre pelo fato de que, esses profissionais acabam se tornando um dos principais parceiros para auxiliar e orientar nas tomadas de decisões, por isso, deve ter uma visão estratégica e capacidade analítica. Entre suas capacidades de atuação, devem estar presentes:

  • controle financeiro;
  • analise de lacunas presentes na lei para identificar as melhores oportunidades de fazer o negócio pagar menos impostos de forma lícita;
  • realizar a folha de pagamento, contratação, demissão e demais cálculos oferecendo maior segurança nas relações trabalhistas;
  • elaboração de um bom planejamento tributário, garantindo o pagamento correto dos impostos, cumprimento das obrigações dentro do prazo e demais práticas necessárias para evitar autuações e penalidades fiscais;
  • escrituração e organização dos documentos e livros fiscais, proporcionando a transparência necessária que o negócio precisa ter;
  • consultoria estratégica, observando as mudanças e processos que devem ser implementados para o desenvolvimento saudável da organização;
  • ajuda em todo o processo de abertura da empresa, legalização ou, até mesmo, seus encerramentos.

O que deve ser considerado na escolha do contador em São Paulo?

É muito comum ter dúvidas ao escolher o melhor contador em São Paulo para a sua empresa. Para ajudar nesse processo, separamos alguns pontos que devem ser observados para realizar a escolha mais adequada. Acompanhe!

Registro nos órgãos competentes

Toda empresa e profissional contábil que atua profissionalmente deve estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Então, toda vez que pensar em contratar um escritório de contabilidade, verifique se ele está devidamente em dia com o CRC, já que sem ele a atividade não pode ser desempenhada.

Indicações

Antes de contratar um escritório de contabilidade, busque saber de outros clientes o que eles têm a dizer sobre os serviços disponibilizados. Isso por ser feito de várias maneiras:

  • por recomendação de outros empresários: entendendo como os contadores contribuíram para o sucesso da empresa;
  • por conta própria, por meio da solicitação de informações com os clientes que o escritório contábil já possui;
  • online: já que por meio da internet é muito fácil pesquisar sobre o escritório e a qualidade dos seus serviços. Essa pesquisa pode ser feita no próprio site do estabelecimento, páginas próprias para reclamação, redes sociais, entre outros.

Equipamentos e tecnologias utilizadas

Verifique se o escritório possui um local adequado e com todos os equipamentos necessários para lidar com todas as atividades e atender as demandas da empresa. Um ponto que pode fazer bastante diferença é a tecnologia utilizada, tendo em vista que a integração e segurança dos dados eletrônicos precisa ser implementada. Contar com essas ferramentas vai simplificar bem a gestão e torná-la muito mais eficiente.

Segurança dos dados

É fundamental levar em conta o volume de documentos e informações que são geradas entre a organização e o escritório de contabilidade. Por isso, é necessário prezar por sua segurança, já que a vulnerabilidade pode levar ao ataque de hackers, acesso de terceiros não autorizados, perda de documentos e demais situações que podem causar danos irreparáveis. Sendo assim, a contabilidade precisa dispor de um sistema que possibilite que esse fluxo ocorra com qualidade e de forma segura. O mais indicado é contar com criptografia dos dados e demais recursos capazes de proteger todos os tipos de arquivos.

Gastos aplicados

É preciso que o valor que a empresa pretende aplicar em serviços contábeis estejam adequados ao orçamento elaborado. No entanto, ao contar com o escritório mais apropriado, é possível minimizar os custos e transformar gastos mais elevados em investimentos. Para isso, é importante levar em consideração o custo x benefício. Uma recomendação é avaliar o que o negócio precisa em termos de serviços prestados de acordo com a demanda e vantagens que podem ser obtidas. Em alguns casos, pode ser que você precise se um profissional expert em determinado segmento. Então, fique atento quanto a isso. Ou seja, é essencial averiguar o que realmente importa para a organização, já que um escritório mais barato pode não contribuir tanto o quanto você precisa e espera.

Relatórios elaborados

Os relatórios contábeis são ótimas fontes para servir como base no momento da empresa tomar as melhores decisões. Por isso, averigue a qualidade dos relatórios oferecidos e com qual frequência eles são elaborados para que tenha a certeza que terá em mãos dados seguros e precisos relacionados à situação atual do negócio. Você também pode perguntar para outros clientes como são feitos os relatórios, demonstrativos, balancetes, folha de pagamentos, entre outros documentos que fazem parte dos serviços.

Infraestrutura do escritório contábil

Para verificar a estrutura física do escritório a ser contratado, você pode fazer um simples visita ao local. Nesse caso, é preciso observar se a quantidade de colaboradores é compatível com a demanda de trabalho, qual é o clima organizacional, se os profissionais são responsáveis e éticos. Aspectos como tecnologia, organização, entre outros, precisam ser considerados, já que estabelecimentos não modernizados podem apresentar problemas em praticar algumas atividades, por exemplo, a transmissão de informações pelo Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que foi desenvolvido justamente com a finalidade de modernizar a forma com que os estabelecimentos cumprem suas obrigações.

Atendimento fornecido

Outro ponto que também deve ser avaliado com cuidado é o atendimento oferecido pelo escritório de contabilidade. Isso porque, com o avanço da tecnologia, quanto mais ágil o estabelecimento for em suas respostas, melhor, o que inclui o ramo contábil. Dessa forma, uma dica simples e que você verifique e acesse os canais de comunicação disponíveis pelo escritório, por exemplo, chats, e-mail, redes sociais, telefone, entre outros que existir, para entender se eles estão respondendo adequadamente. Também é preciso ver se o time é cuidado com esse fator, tendo em vista que no dia a dia você pode precisar desse atendimento, que deve ser útil e rápido, considerando que imprevistos, problemas e dúvidas podem surgir a qualquer momento. Os colaboradores precisam estar disponíveis para atender, ser cordiais, totalmente treinados e preparados para orientar da melhor forma, com o intuito de promover um serviço completo e em busca de fidelizar os clientes da melhor forma, tendo o suporte como um dos seus diferenciais.

Segmentação específica

Por fim, é importante analisar de o escritório contábil em São Paulo está apto para prestar um serviço específico e que abrange o ramo de atuação do negócio. Isso porque, alguns estabelecimentos apresentam um foco em determinados segmentos o mercado, por este motivo, é necessário ficar de olho se os serviços fornecidos estão compatíveis com as demandas da empresa. Em muitos casos, é mais interessante considerar a contratação de uma empresa contábil especializada em um único nicho, enquanto em outros é melhor contar com um serviço generalista. Isso vai depender de cada situação, e é você que deve avaliá-las.

Como encontrar um contador em São Paulo?

Além de colocar as dicas apresentadas em prática para encontrar o melhor contador em São Paulo para a empresa, é necessário salientar que um escritório contábil precisa ser competente, habilidoso e fazer de tudo para e tornar o aliado ideal para o progresso de seu cliente. É importante não se limitar a serviços básicos, indo sempre além em busca de novas tendências a serem aplicadas para que o contratante possa dispor de um serviço moderno e adequado às novas exigências do mercado. Afinal, contar com esse tipo de parceiro é uma forma estratégica de se chegar ao sucesso, e não apenas a contratação de um mero serviço.

Por que contar com a J.F. Granja?

A J. F Granja se trata de uma empresa com mais de 50 anos de tradição, que tem como foco oferecer serviços que buscam simplificar o dia a dia da empresa, além de contribuir com uma contabilidade estratégica. Entre nossa missão, está a de prestar serviços contábeis com ética e eficiência, com atualização e respeito à lei vigente e os princípios que regem esse ramo de atuação. Tudo isso, com o objetivo de atender todas as normas e manter os clientes regulares, longe de riscos de autuações e penalidades fiscais. Entre os serviços disponibilizados estão:

  • contabilidade adaptada às normas nacionais e internacionais
  • escrituração de livros digitais contábeis
  • classificação, importação e processamento de documentos
  • elaboração de balancetes, balanços mensais, demonstração do resultado do período, entre outros;
  • criação de índices, gráficos, reconciliação bancária;
  • preparação e entrega de ECF (escrituração Contábil Fiscal) e Sped Contábil e demais serviços que integrem as demandas dos clientes.

Como pode perceber, identificar o melhor contador em São Paulo para a sua empresa requer alguns cuidados. Mas, ao colocar as dicas apresentadas em prática, essa função se torna mais fácil e acertada. Quer entender um pouco mais dos serviços oferecidos e compreender como podemos auxiliar sua empresa? Então, entre em contato com a gente e esclareça as suas dúvidas!

Compartilhe: