+55 (11) 3053-5566

Entenda como escolher um bom escritório de contabilidade em São Paulo

28

mar

Entenda como escolher um bom escritório de contabilidade em São Paulo

Para manter o pleno funcionamento das atividades da empresa, contar com um contador é fundamental, tendo em vista que é o profissional adequado para realizar a análise dos custos, despesas, pagamento de impostos, lucro, adequação ao melhor regime tributário, cumprimento das obrigações estabelecidas em lei e demais fatores necessários para que o negócio consiga ter uma situação financeira estável e estar em conformidade com a lei.

Apesar dessa importância, muitos empreendedores não sabem como encontrar o melhor escritório de contabilidade em São Paulo, e para ajudar nesse processo, elaboramos este conteúdo com os principais critérios que devem ser observados nessa procura. Acompanhe!

Indicações alheias

Pelo fato de um escritório contábil ser responsável por prestar tanto serviços mais básicos quanto complexos para o seu cliente, é preciso realizar essa escolha com muito cuidado. Entre os principais fatores a serem levados em consideração está a preferência por estabelecimentos que tenham indicações de pessoas próximas ou conhecidas. Além disso, você pode conversar com clientes antigos e perguntar o que acharam dos serviços recebidos, nível de satisfação, perguntar se recomendariam para terceiros e demais. É possível, também, utilizar a internet a seu favor, já que por meio dela é possível acessar a opinião dos clientes na própria página da empresa ou em sites específicos para reclamações.

Situação cadastral do escritório em órgãos responsáveis

Para a escolha de um escritório de contabilidade em São Paulo, é necessário verificar como anda a sua situação cadastral junto aos órgãos responsáveis. Afinal, todo contador que exerce suas atividades deve ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). No caso dos escritórios, estes podem estar afiliados ao Sindicato das Empresas e Serviços Contábeis (SESCON) e também ao próprio CRC. Também deve-se observar se há registro na Receita Federal, que pode ser averiguado no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Outro ponto é verificar se existe o Alvará de Localização e Funcionamento, cujo intuito é comprovar que o negócio tem a autorização da prefeitura para atuar.

Relatórios que serão enviados à empresa

Os relatórios elaborados pelo escritório exercem um papel importante nas decisões da empresa. Por esse motivo, busque ver a qualidade dos documentos criados, com que periodicidade são emitidos, legibilidade, entre outras questões que influenciam na precisão do arquivo. Nesse caso, é possível entrar em contato com o escritório para entender como funciona esse processo, além de ver de perto alguns balanços, balancetes, demonstrativos tributários, livros contábeis, folhas de pagamentos, etc. É preciso analisar se essas informações e dados gerados nos relatórios são úteis para o processo decisório da organização.

Pagamento de honorários

Para entender o quanto o pagamento de honorários vai influenciar no orçamento da empresa, o ideal é entender a qualidade dos serviços que está buscando, volume de demanda que a organização vai exigir e as vantagens que um bom escritório de contabilidade em São Paulo pode gerar. Tenha em mente que várias opções estão disponíveis no mercado, cada uma com um valor de honorários, por isso, é importante entender o que está buscando, afinal, escolher apenas pelo preço pode ser um erro que trará várias consequências negativas. Observe com maior atenção os escritórios que aplicam aspectos diversificados para a definição de honorário, já que isso pode promover uma maior segurança e tranquilidade para fazer uma projeção do valor empregado para esse tipo de serviço.

Rotina do escritório

Para um bom funcionamento do escritório, seus processos devem ser executados sem obstáculos que possam prejudicar o funcionamento do seu negócio. Essa eficácia nas tarefas possibilita que os profissionais contábeis desenvolvam seus serviços de forma que agreguem valor ao cliente por intermédio da disponibilização dos dados contábeis, financeiros e fiscais de maneira precisa e acertada, contribuindo para que as melhores decisões sejam tomadas. Para ter a certeza de que é o escritório ideal para o seu negócio, verifique se ele é capaz de tratar de questões burocráticas, métodos aplicados para gerenciar os documentos, quais soluções tecnológicas são utilizadas, entre outras ferramentas que podem levar à solução rápida de problemas, integração das informações e qualidade dos serviços prestados.

Sistema de comunicação oferecido

Com o avanço da tecnologia, quanto mais rápido o escritório conseguir responder seus clientes, mais diferenciado ele se tornará. Dessa forma, uma dica é averiguar se ele disponibiliza bons canais de comunicação, como e-mail, telefone, redes sociais, chats, WhatsApp e demais. Além disso, é preciso verificar se a equipe de colaboradores dá toda a atenção necessária nesse ponto, tendo em vista que no dia a dia será importante contar com essa dedicação para receber retorno sobre dúvidas, esclarecimentos e demais auxílios imediatos. Disponibilidade para atender, conhecimento para transmitir informações e cordialidade para dialogar são essenciais para um escritório de contabilidade captar e fidelizar seus clientes por muito tempo.

Infraestrutura

A estrutura do escritório também deve ser avaliada. Isso pode ser feito por meio de uma simples visita ao escritório que pretende contratar, já que assim é possível ter uma noção e conhecer um pouco melhor sobre o ambiente. Veja se é bem localizado e se a quantidade de colaboradores é compatível com o volume de demandas atendidas, já que profissionais sobrecarregados podem comprometer a eficiência do trabalho em equipe e prestação de serviços.

Especialização no segmento de atuação

Muitos escritórios de contabilidade são compostos por profissionais especializados em ramos específicos, o que pode proporcionar um serviço de maior qualidade para os clientes que atuam nessas áreas. Então, essa é outra questão que pode ser considerada ao buscar pelo parceiro ideal para a sua empresa. Agora que você entende um pouco mais dos critérios a serem avaliados para encontrar o melhor escritório de contabilidade em São Paulo, quem sabe esse não é o momento de contar com a J.F. Granja como parceira? Afinal, trata-se de uma empresa de contabilidade com especialização em negócios de pequeno a médio porte, e com um grande diferencial que é o atendimento a empresas estrangeiras que chegam no Brasil. Normalmente, são clientes até se tornarem empresas de grande porte, tanto nacionais quanto de importação e serviços. Entre os serviços prestados, estão aqueles englobados na contabilidade, tributos, departamento pessoal e societário, o que a torna referência no mercado. Quer conhecer melhor como podemos auxiliar o seu negócio? Então, entre em contato com a gente, converse com um especialista e esclareça suas dúvidas!

Compartilhe: