+55 (11) 3053-5566

Entenda como um especialista contábil pode ajudar a sua empresa

24

abr

Entenda como um especialista contábil pode ajudar a sua empresa

A contabilidade é essencial para qualquer empresa, tendo em vista que é a área responsável por gerenciar o patrimônio do negócio, verificar se os impostos estão sendo recolhidos adequadamente, apurar os resultados dos balanços financeiros, entre outras atividades importantes para o crescimento do negócio. Para isso, é preciso contar com um bom especialista contábil.

Ter o auxílio desse profissional é muito importante, já que por meio da sua atuação, a organização se certificará de que a execução das atividades está sendo realizada de forma correta e em regularidade com a lei, além de obter dados precisos que auxiliarão nas tomadas de decisão.

Quer entender a importância e as vantagens de contar com um especialista contábil? Então, continue sua leitura!

Entenda a importância de um especialista contábil

Quando um especialista contábil ajuda uma companhia, ele contribui em vários níveis, operacional, gerencial ou de consultoria. Ele vai dar o suporte a cliente por meio da análise de dados e averiguação dos impostos, realizando auditorias, checagem das informações transmitidas ao Fisco e emitindo certidões negativas para confirmar se não houve a falta do pagamento de tributos ou de entrega de declaração, entre outras. São tantas vantagens, que separamos algumas para você conhecer. Veja!

Gestão financeira

Além de simplificar o gerenciamento patrimonial, o especialista atua também no controle e monitoramento do fluxo de caixa e no posicionamento econômico da instituição no mercado, trazendo análises precisas que colaborarão para as práticas administrativas dos negócios.

Diminuição dos custos

As companhias estão sempre em busca da diminuição dos custos operacionais, o especialista contábil vai ajudar a empresa a economizar, buscando medidas legais para reduzir a carga tributária, avaliando se existem tributos sendo pagos de forma desnecessária e demais. Além disso, ao contar com um profissional terceirizado, ocorre a dispensa da necessidade de manter um departamento contábil dentro da própria organização, reduzindo os gastos ainda mais.

Planejamento tributário

Aplicações de multas e demais sanções por descumprimento de obrigações ou um regime tributário mal escolhido pode levar ao fechamento da empresa. O especialista contábil é o profissional ideal para estudar as características do negócio e realizar o enquadramento correto do negócio, gerando vários benefícios.

Consultoria frequente

Essa é uma das principais vantagens oferecidas pela contratação de um especialista contábil. Diante das mais variadas obrigações que as empresas precisam cumprir, contar com uma consultoria que responda rapidamente a qualquer dúvida proporciona uma segurança importante para os empresários e gestores.

Conheça os 4 setores da contabilidade e por que você deve ter um especialista contábil em cada um deles

Em muitas empresas o departamento de contabilidade é dividido em setores, cada um com uma atribuição diferente. Conheça alguns deles.

Folha de pagamento

Nesse caso, o especialista ficará encarregado de garantir os pagamentos de todos os colaboradores da companhia, incluindo comissões, bônus e benefícios. Além disso, deverá fazer o cálculo dos pagamentos de férias, décimo terceiro, pagar os impostos ao governo, entre outros.

Contas a pagar e a receber

No setor de contas a pagar e a receber, são registrados os bens e serviços recebidos e são realizados os pagamentos necessários. As contas a receber são entendidas como ativos, já que são os pagamentos realizados pelos clientes, enquanto as contas a pagar são consideradas como passivos.

Controle de estoque

O estoque é composto por toda a mercadoria pertencente à empresa e que foi adquirida ou fabricada para ser vendida. Nesse caso, o especialista precisa fazer o controle do custo do estoque durante um tempo determinado para assegurar que o custo das matérias-primas, mão de obra e outras despesas não gerem impactos negativos no fluxo de caixa.

Além disso, ele deve encontrar o equilíbrio entre ter um estoque em excesso, gerando altos custos, e com mercadoria faltando, deixando o cliente sem o produto desejado.

Controle dos ativos permanentes

Para que a empresa funcione de forma eficiente, ela precisa de equipamentos, veículos, máquinas e demais ativos fixos que vão usar por muito tempo. O especialista contábil é responsável por registrar esses itens em um balanço, levando em conta a depreciação deles.

Pelo fato das companhias sempre necessitarem melhorar a qualidade dos seus equipamentos como forma de ganhar competitividade, as demonstrações financeiras apontarão quando e quanto a instituição pode pagar por cada novo material.

Conheça a J.F Granja e seus especialistas contábeis

Nossa empresa fica responsável por gerar balanços, balancetes, relatórios contábeis, folha de pagamento, apuração de impostos e cuidar da contabilidade geral do negócio, interagindo com as demais áreas da empresa.

Além disso, não basta o especialista cumprir apenas com as atividades burocráticas e que fazem parte da rotina contábil. Por isso, o profissional precisa ter uma sinergia com as demais áreas, já que a reunião das informações relevantes de todos os setores implica o resultado do trabalho realizado.

Também realizamos consultorias do planejamento e das estruturações societárias caso, por exemplo, a empresa esteja passando por uma incorporação, cisão ou compra de outras empresas e instituição de startups, visto que exige um pouco mais de atenção por ser um negócio novo. Isso que dizer que atuamos desde os processos mais simples até os mais complexos, além de orientar e esclarecer dúvidas no que for preciso.

Toda a nossa atuação é feita com muita qualidade, com foco na elaboração de resultados que sirvam como base para tomadas de decisão importantes para o desenvolvimento da empresa.

Em relação à nossa equipe de trabalho, ela é composta por profissionais atualizados, comprometidos com foco no conhecimento e reciclagem, considerando que a nossa legislação passa por alterações frequentes.

Conseguiu perceber a importância de contar com um especialista contábil? Por meio dos serviços prestados por ele, você pode se sentir mais tranquilo e seguro, já que todas as tarefas burocráticas do setor serão realizadas por um profissional capacitado, permitindo, além de outras vantagens, focar e se dedicar na elaboração de estratégias e atuar nas demais atividades relevantes para o negócio.

Agora que você já sabe a importância desse profissional e os serviços realizados por ele, aproveite para entrar em contato com a nossa empresa e entender como podemos ajudar no crescimento e na regularidade do seu negócio!

Compartilhe: