+55 (11) 3053-5566

Folha de pagamento em São Paulo: como encontrar contador?

19

abr

Folha de pagamento em São Paulo: como encontrar contador?

Você sabe como encontrar o profissional ideal para realizar a folha de pagamento em São Paulo? Ter essa preocupação é importante, tendo em vista se tratar da elaboração do documento que aponta as remunerações pagas a cada funcionário da organização. Para encontrar o valor adequado, diversos cálculos devem ser realizados, além de um estudo minucioso de vários aspectos que integram a remuneração de cada membro da equipe.

Também é uma questão relevante para o gerenciamento financeiro da companhia, considerando que o seu correto preenchimento é usado para registros contábeis, financeiros, além de exercer um papel importante quando o assunto é o eSocial.

Mas, você sabe como identificar um contador qualificado e de confiança para elaborar a folha de pagamento? Leia este post e veja as dicas que preparamos!

Certificação do profissional

Esse é um ponto necessário no momento de escolher um bom contador para fazer a folha de pagamento, tendo em vista que, para exercer a profissão, os profissionais contábeis precisam estar devidamente registrados no Conselho Federal de Contabilidade.

Atendimento

Devido ao avanço da tecnologia, é preciso que as respostas disponibilizadas pelo contador sejam rápidas e objetivas. Ou seja, o profissional contratado precisa estar disponível para atendê-lo, já que dúvidas ou problemas podem surgir a qualquer momento.

Nesse caso, o ideal é verificar quais são os canais de comunicação disponibilizados para atendimento, como e-mail, telefone, WhatsApp, chats, redes sociais e demais. Aspectos como cordialidade e agilidade também devem ser considerados.

Serviços oferecidos

Grande parte dos escritórios de contabilidade oferece serviços fiscais e de auditoria. No entanto, quais serviços estão inseridos nesse trabalho? Planejamento financeiro, tributário, elaboração de demonstrações financeiras, controle do pagamento de impostos, emissão de documentos fiscais, transferência de informações para o eSocial, criação e gestão da folha de pagamentos etc.

As atividades realizadas pelos profissionais contratados precisam estar inseridas nas reais demandas e necessidades da empresa. Então, certifique-se de que ele tem o que você precisa e se possui experiência com o porte da empresa.

Referência de outros clientes

Converse com pessoas que já utilizam os serviços do escritório e veja se elas estão satisfeitas com os serviços prestados pela empresa de contabilidade. Caso não consiga referência com essas pessoas, você pode fazer uma pesquisa na internet e verificar o que os clientes dizem no site da empresa, informações concedidas nas redes sociais ou em páginas de reclamações.

Infraestrutura do escritório

É preciso analisar se o escritório de contabilidade oferece a infraestrutura adequada para atender a demanda de serviços, tanto em questão da quantidade de colaboradores, tecnologia utilizada, entre outros.

Por exemplo, existem empresas com somente um contador responsável por um alto volume de serviços e clientes, o que pode afetar a qualidade dos serviços prestados, principalmente quando falamos da elaboração da folha de pagamento, que é uma tarefa onde erros não podem ser cometidos. Também é necessário avaliar o clima organizacional, a estrutura e organização do espaço e o relacionamento da equipe.

Competência técnica

Os profissionais precisam ser qualificados e competentes e devem estar sempre por dentro das normas tributárias e trabalhistas. Além disso, é fundamental que essa competência esteja alinhada à capacidade de solucionar problemas.

Para entender a competência técnica da empresa de contabilidade, é possível entrar em contato com um membro do time e conversar a respeito das principais dificuldades da empresa em relação à elaboração da folha de pagamento, com o intuito de mensurar a profundidade de conhecimento desse profissional.

Especialização dos contadores da equipe

Quando o profissional contratado é especializado na área de atuação da empresa contratante, vai agregar mais conhecimento técnico, o que gera impactos diretos na qualidade dos serviços contábeis prestados. Dessa forma, o indicado é buscar por contadores especializados.

Custo x benefício

Outro ponto que deve ser observado ao contratar um contador para realizar folha de pagamento em São Paulo é a forma como os serviços são cobrados. É importante ter em mente que os profissionais com maior nível de especialização e competência podem cobrar mais, mesmo com uma estrutura menor, já que uma atuação em nichos específicos faz com que o escritório contribua com soluções eficazes em certos tipos de situações.

Da mesma maneira, um escritório pode cobrar um preço menor por oferecer os serviços mais básicos, mesmo que em grande quantidade e estrutura maior.

Conhecimento a respeito da legislação

É essencial que o contador conheça como funcionam as leis em todos os critérios que possa afetar a empresa. Assim, ele identifica os riscos e benefícios que podem ser adquiridos em determinados momentos. É preciso levar em conta que essas normas passam por frequentes alterações, e um bom profissional precisa estar sempre por dentro dessas mudanças.

Localização

O recomendável é que o escritório de contabilidade esteja em um local próximo e de fácil acesso da organização. Isso porque, quando o profissional atua em uma mesma cidade, fica mais simples e acessível averiguar sua estrutura, fazer reuniões, otimizar o tempo com deslocamento, entre outros.

Também é preciso ressaltar que a lei contábil e as obrigações tributárias podem ser diferentes de um município para o outro, por exemplo, a incidência da alíquota do ISS, o que em alguns casos pode tornar os serviços um pouco mais complicados.

Uso da tecnologia

Para se manter à frente dos concorrentes, é preciso contar com a modernização e recursos tecnológicos para prestar o melhor serviço possível. Isso porque a inserção de inovações já pode ser vista no contexto do ramo da contabilidade, por exemplo, o Sped Contábil, o que faz com que os profissionais tenham que se adequar para desenvolver as atividades.

Busca por atualizações

Como já foi dito, a contabilidade é um ramo que passa por várias modificações, principalmente quando o assunto é a legislação e as obrigações acessórias a serem cumpridas. Por isso, é fundamental que o profissional esteja por dentro desses assuntos, seja novas tecnologias, tributos, normas, tendências do mercado e tudo que possa influenciar no ramo de atuação da organização para a qual os serviços são prestados.

Dessa forma, é possível contar com um contador que realmente será um parceiro e parte importante para o desenvolvimento do negócio.

Agora que já sabe como escolher um bom profissional para realizar a folha de pagamento em São Paulo, você pode contar com uma empresa especializada como a J.F Granja, que atua na prestação de serviços fiscais, contábeis e departamento pessoal para empresas de todos os portes.

Caso tenha interesse em conhecer melhor sobre os serviços prestados e como eles podem ajudar a empresa, entre em contato agora mesmo e converse com um dos nossos especialistas.

Compartilhe: