+55 (11) 3053-5566

Inteligência artificial na contabilidade: o que muda para os profissionais e para as empresas?

26

abr

Inteligência artificial na contabilidade: o que muda para os profissionais e para as empresas?

A tecnologia vem avançando cotidianamente para dentro dos escritórios, indústrias e empresas. Essa transformação modifica o modo com que profissionais desempenham seus papéis. Na contabilidade, isso não é diferente.

A inovação já atua ativamente em vários escritórios que descobriram, nela, os benefícios em contar com a ajuda da tecnologia, com o uso dos softwares de comunicação automatizada. Eles são utilizados com o objetivo de agilizar e otimizar o primeiro contato do cliente com o escritório.

Pensando nisso, neste post, abordaremos como a Inteligência Artificial na contabilidade vem modificando o dia a dia das empresas e como isso afeta o desempenho dos profissionais. Continue a leitura!

Transformação digital: saiba como preparar sua empresa para isso

Transformar-se digitalmente exige a adoção de um pensamento amplo. Hoje, as empresas apostam essencialmente em um amplo modelo de negócios, que atenda às necessidades dos clientes e que a sua presença seja diferenciada se comparada com a da concorrência.

É necessário, no entanto, que saiba se preparar para a transformação digital. Confira as 3 dicas que selecionamos!

Entenda a demanda real dos colaboradores

Para que sua empresa tenha uma melhor produtividade, é necessário que os recursos corretos sejam oferecidos aos colaboradores; um conceito fundamental para transformar o negócio digitalmente. Dessa forma, é preciso investir em ferramentas da Tecnologia da Informação (TI), mas, ao mesmo tempo, pensar em sistemas que otimizem a produtividade daquele negócio. Ou seja, não podemos focar apenas na solução dos problemas que ocorrem cotidianamente.

Esse é um processo que exige preparação extra de toda a equipe. Afinal, o espaço físico também será transformado, e todo o time precisa estar preparado para resolver e encarar os desafios dessa mudança.

Ao mesmo tempo, é necessário que se entenda que o processo de transformação digital para o ambiente digital é considerado uma estratégia de negócios. Dessa forma, deve-se priorizar investimentos em tecnologia, sem esquecer da capacitação constante de todas as pessoas que compõem aquela equipe.

Implemente uma cultura de inovação

Inovar: ponto-chave do sucesso de qualquer empresa nos dias de hoje. Ter essa estratégia, que envolve uma significativa parte estrutural do negócio e que tem uma abordagem realmente competitiva, permite que a empresa alcance melhores resultados com as mudanças digitais.

Essa inovação abrange a elaboração de melhores métodos para realizar as mesmas operações já executadas pela empresa. Assim, é essencial implantar uma cultura de inovação, para que sempre sejam propostas novas maneiras de melhorar o negócio.

Invista no engajamento de funcionários e clientes

Tanto o público externo quanto o interno são relevantes para o sucesso da sua empresa de contabilidade. Quanto maior o número de respostas positivas, maior é a chance de seu negócio se destacar. Por essa razão, aproveite as novas tecnologias existentes para engajar seus colaboradores e clientes. De nada adianta apostar em inovação caso seus funcionários não estejam empenhados em executar as transformações da melhor maneira possível.

Inteligência Artificial na contabilidade: entenda o que de fato muda

Você entenderá, a partir de agora, o que de fato muda para o profissional contábil e sua empresa com a Inteligência Artificial. Acompanhe!

O que é a Inteligência Artificial?

Muitos profissionais têm a ideia de que a Inteligência Artificial nada mais é do que a capacidade de as máquinas pensarem como serem humanos. No entanto, é necessário entender como ela funciona, de fato, na prática.

As máquinas são capazes de tomar decisões ao analisar dados, mas este processo é mais parecido com uma análise de um volume alto de informações do que com o funcionamento de um cérebro humano.

Se fôssemos definir a Inteligência Artificial como uma fórmula, ela seria: computação em nuvem + big data + bons modelos de dados = máquinas eficientes e inteligentes.

Como a área de Contabilidade se beneficiou com a Inteligência Artificial?

A área de Contabilidade, que está cada vez mais complexa, é uma das que mais se beneficiou com a implementação de tecnologia no dia a dia. Mais do que aplicações contábeis e fiscais, contribuiu para uma maior integração de dados do cliente, além da entrega de informações para órgãos competentes.

Assim, os softwares de gestão contábil atribuíram ao profissional uma nova faceta, alterando não apenas as rotinas, como também sua função. São características desse novo contábil:

  • oferecer atendimento mais próximo da consultoria;
  • transformar-se em um líder estratégico em vez de ser apenas um “resolvedor de problemas”;
  • dedicar-se à gestão do escritório por um tempo mais longo;
  • criar novas oportunidades de negócios, entre outras.

Graças a Inteligência Artificial na contabilidade, o profissional passou a ter mais tempo para se dedicar à constante evolução de sua função. Algumas atividades, como a consulta da tributação de produtos, além da auditoria de lançamentos de entradas e saídas, estão cada vez mais automatizadas. Isso cria ótimas oportunidades para o contador, como:

  • produzir conteúdos relevantes aos seus clientes para agregar mais valor ao seu negócio;
  • prestar consultoria bem mais qualificada, baseada no conhecimento dos próprios colaboradores;
  • engajar clientes a partir da realização de eventos relacionados, como cursos e seminários.

Entende-se, portanto, que, quando falamos de Inteligência Artificial, a área de contabilidade é uma das mais avançadas. Não apenas pela aplicação na prática, como também pela capacidade de transformar a profissão positivamente. Dessa forma, o profissional de contabilidade não será substituído por essa automatização, mas, sim, terá o seu trabalho agregado para que soluções sejam apresentadas de maneira mais eficiente.

O que é Machine Learning?

Você com certeza já deve ter encontrado o termo Machine Learning quando desejou se aprofundar no conceito de Inteligência Artificial. Esse termo diz respeito a um avanço na tecnologia de IA, em que os computadores desenvolvem sozinhos aprendizados, sem necessariamente terem sido programados. Ou seja, eles têm a capacidade de mudar suas ações sem que haja uma intervenção humana.

Entre as áreas que o Machine Learning é extremamente promissor, podemos citar a gestão de tráfego, o marketing e a medicina.

Percebeu como a Inteligência Artificial na contabilidade veio para agregar ao seu negócio e não substituir profissionais? Como dito, o profissional contábil é o que mais se beneficia com toda a tecnologia que vem inundando o nosso dia a dia, facilitando e automatizando processos e fazendo com que os trabalhos sejam executados de maneira mais eficiente.

Agora que já se aprofundou um pouco mais sobre esse assunto, que tal entender sobre como a substituição tributária impactará as pequenas e médias empresas? Leia nosso artigo e fique por dentro!

Compartilhe: