+55 (11) 3053-5566

Quais os principais motivos dos processos trabalhistas?

25

abr

Quais os principais motivos dos processos trabalhistas?

São vários os fatores que levam os colaboradores a recorrerem à Justiça do Trabalho — entre os principais, está a busca por direitos previstos em lei que não foram respeitados. Vale lembrar que os processos trabalhistas geram grandes problemas para as empresas, como prejuízos e queda de reputação no mercado.

Portanto, é preciso ficar atento e tomar as medidas adequadas para não se tornar um polo passivo nesse tipo de ação. Apesar de ser um grande desafio, buscar se manter atualizado e manter a regularização diante da legislação vigente são passos importantes para evitar problemas.

Pensando em ajudar você, elaboramos este artigo com os principais motivos que ocasionam os processos trabalhistas e como evitá-los. Confira!

O que é e quais são os motivos que levam a um processo trabalhista?

Trata-se do meio pelo qual o empregado recorre à Justiça do Trabalho para buscar por um direito trabalhista que entende ter sido desrespeitado pela empresa. Existem algumas causas que levam à maior parte dos processos trabalhistas. A seguir, conheça as principais.

Horas extras

Os motivos para o ajuizamento de uma ação relacionada à hora extra costumam estar relacionados a falhas no registro de ponto. Em alguns casos, os colaboradores batem o ponto de saída, mas continuam trabalhando e, dessa forma, não recebem pelo tempo devido. A hora extra de um feriado trabalhado também é um dos grandes questionamentos.

Intervalos não usufruídos

Conforme a lei, quando o funcionário trabalha mais de quatro horas por dia e menos do que seis, tem o direito de gozar do mínimo de 15 minutos de intervalo. Nas jornadas acima de seis horas diárias, o intervalo é de uma hora.

A não concessão ou concessão parcial desse intervalo gera a obrigação de pagar pelo período suprimido com o acréscimo de 50% sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho.

Adicional de insalubridade

Atividades insalubres são aquelas que expõem os colaboradores a agentes nocivos para a saúde. Elas podem ser de três níveis: mínimo, médio e máximo, com valores de adicionais correspondentes a 10%, 20% e 40% do salário mínimo, respectivamente.

O grau de exposição é mensurado conforme o uso, a adequação e a manutenção de equipamentos de proteção individual.

Verbas de rescisão contratual

A maioria dos casos de processos trabalhistas dessa natureza é referente a empresas que não pagam as rescisórias por motivo de falência ou às situações de erros de cálculos, descontos indevidos e interpretação equivocada da lei.

Dano moral

Trata-se do dano que ocorre devido à exposição do funcionário a situações constrangedoras e humilhantes, de maneira reiterada, ao longo da jornada laboral. Veja alguns exemplos:

  • agressões verbais;
  • controle de ida ao banheiro;
  • assédio moral;
  • ameaças explícitas ou veladas;
  • transferência para um ambiente de trabalho precário.

Como é possível evitar os processos trabalhistas?

Algumas medidas podem ser adotadas pelas empresas como forma de reduzir o número de processos trabalhistas ajuizados contra elas. Abaixo, separamos algumas. Acompanhe!

Trate os funcionários com respeito

É preciso tratar os funcionários como você gostaria de ser tratado. Vale lembrar que, em várias relações de trabalho, o profissional recorre à Justiça pela forma de tratamento desrespeitosa que recebeu da companhia.

Selecione bem os profissionais

A mão de obra qualificada pode requerer um grande esforço até que seja encontrada. Por esse motivo, na vontade de suprir a falta de colaboradores, muitos profissionais responsáveis pelo recrutamento contratam a primeira pessoa que se candidata à vaga.

O ideal é realizar as entrevistas, aplicar os testes e avaliar o histórico na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Não se deve pensar em apenas um quebra-galho, pois o contratado pode resolver a questão hoje, mas trazer grandes problemas futuramente.

Cumpra o estabelecido pela legislação

Os encargos trabalhistas no país são muito altos, mas se trata de um dever imposto por lei que precisa ser cumprido. É possível perceber que muitos empreendedores acabam restringindo alguns direitos do trabalhador com o objetivo de diminuir custos.

Porém, com o avanço e a abrangência da informação nos dias de hoje, todo funcionário sabe quando tem algum direito desrespeitado. Por isso, é muito provável que, depois do seu desligamento da organização, a primeira coisa que vá fazer é buscar pela orientação de um advogado. Assim, a empresa correrá o risco de pagar uma indenização alta (que poderia ter sido evitada).

Atente à modernidade

O mundo moderno tem trazido diversas transformações — o crescimento do home office é um dos exemplos. Você deve estar atualizado quanto a essa modalidade, pois, dependendo da situação, ela pode ser vantajosa tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Portanto, é preciso ficar em dia com relação às leis trabalhistas, tomando as decisões certas para não criar contingências e, ao mesmo tempo, aproveitando a flexibilização que é possível manter com os funcionários.

Opte pela prevenção

Empreendedores inteligentes devem optar por investir na capacitação de seus líderes e estar sempre atentos às alterações ocorridas na lei. Além disso, é recomendado participar de eventos ou palestras sobre o tema, como forma de se qualificar.

Optar por uma atitude preventiva ajuda a evitar problemas, além de ser um investimento que vai impedir prejuízos maiores no futuro.

Demita de forma humana

É no momento de uma demissão feita de forma errada que os ânimos se alteram e os ressentimentos se personificam, gerando um processo trabalhista. Durante as admissões, as empresas costumam conduzir todos os processos com o máximo de cuidado possível (entrevistas, testes, exames médicos), mas se esquecem de manter o mesmo zelo na hora da demissão.

Portanto, tenha sensibilidade e humanidade nesse momento tão difícil para o colaborador, explicando os motivos com calma e agradecendo pelos serviços prestados. Além disso, nunca tome nenhuma decisão no calor das circunstâncias.

Como a empresa pode se preparar quando já está enfrentando uma realidade processual?

Em um processo trabalhista, caso algo errado seja descoberto, é preciso corrigi-lo o mais rápido possível, fazendo acordos e regularizando a situação. Se existe esse problema com determinado funcionário, deve-se verificar se o mesmo não está acontecendo com os demais colaboradores.

Portanto, recomenda-se que seja feita uma auditoria para a regularização das questões trabalhistas.

Quais são as vantagens de evitar os processos trabalhistas?

Evitar os processos trabalhistas é uma ação muito vantajosa para as empresas, pois:

  • expõe a ética da instituição diante do mercado e dos demais concorrentes;
  • evita punições e prejuízos no que se refere às leis trabalhistas;
  • mantém a regularidade diante do Fisco, devido ao pagamento adequado dos encargos trabalhistas;
  • desperta o interesse de profissionais qualificados;
  • reduz o índice de rotatividade dos funcionários.

Agora que você entende por que os processos trabalhistas devem ser evitados, não espere mais para avaliar se a empresa está seguindo as exigências previstas em lei. Assim, é possível evitar a propositura de ações futuras pelos colaboradores.

Para tanto, conte com um profissional especializado, que possa orientar e ajudar você na resolução das situações capazes de oferecer qualquer tipo de ameaça às finanças do negócio.

Gostou de saber mais sobre os processos trabalhistas? Aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as publicações. Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Compartilhe: